A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o projeto de lei (PL 509/2020) que institui a Semana Nacional de Retiros Culturais de autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
A data será dedicada a eventos da cultura cristã, como encontros de orações, seminários e shows. O projeto, já aprovado pelo Senado, foi relatado na comissão pela deputada federal Roseana Sarney (MDB-MA) e segue agora para votação na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
“Trata-se de bela manifestação cultural que envolve os fiéis em atividades sociais com música religiosa, entretenimento, teatro e shows com cantores nacionais e internacionais. Os retiros são realizados em chácaras, sítios, clubes sociais e locais de camping e o encerramento é marcado por um grande encontro de louvor e adoração. Em 2020, ao final, a celebração reuniu cerca de 80 mil pessoas”, observou Roseana Sarney em seu parecer pela aprovação da matéria.
De acordo com Eliziane Gama, a semana nacional de retiros coincidirá com os dias do Carnaval, entre a sexta-feira e a Quarta-Feira de Cinzas. Ela afirmou ter se inspirado na tradição de retiros culturais do seu estado.
“No Maranhão, o retiro se consolidou no calendário de eventos oficiais, proporcionando à comunidade um momento ímpar de expressão da fé cristã. O evento possui destacado papel social, pois promove o acolhimento de jovens que escolheram dedicar os dias do feriado à partilha de experiências e emoções de louvor. Promove o convívio comunitário, o fortalecimento de laços de amizades e lições de respeito, humildade, doação e amor ao próximo”, explicou a senadora na justificação para o projeto.