Gin genuinamente maranhense é destaque na 19ª Agrobalsas

A bebida vem da destilação da combinação de bagas de zimbro (Juniperus communis) com botânicos regionais.

Fonte: Redação / Assessoria

Projeto que deu origem a um gin tipicamente maranhense foi apresentado durante a programação da 19ª Agrobalsas, que ocorre até este sábado na cidade de Balsas, na região Sul do Estado.

Raul Loiola, sócio-proprietário do Gin Luar, durante a Agrobalsas 2023 (Foto: Arthur Costa – Seinc)

O trabalho, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), está exposto no Armazém do Empreendedor, coordenado pela Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc).

Na exposição Gin Luar, o empreendedor Raul Loiola Coêlho Dias, selecionado no Tecnova II, mostra o primeiro, e único, gin produzido com itens tipicamente maranhenses.

A bebida vem da destilação da combinação de bagas de zimbro (Juniperus communis) com botânicos regionalmente maranhenses, segundo Dias, que é CEO e proprietário do Grupo Luar.

“O gin segue padrões preestabelecidos mundialmente, e em conformidade com os procedimentos regularizados pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento”, frisou.

“Construímos uma estrutura de fabricação, emitimos todos os registros necessários e orgulhosamente, agora temos dois produtos. O Luar, que tem características aromáticas padronizadas com as receitas originais de gin, e o Luar da Ilha, que tem em sua composição a infusão de zimbro com acerola, abacaxi, coentro, coco babaçu, pimenta do reino e capim santo. Todas as matérias-primas são adquiridas no Maranhão, em comunidades rurais da região do Médio Mearim, onde desenvolvemos um projeto incrível, que leva a marca Maranhão para o mundo. Agradecemos o Governo do Estado, a FAPEMA, e a todos que nos ajudaram a tornar esse sonho realidade”, completou Raul Dias.

Fechar