Na última sexta-feira (26), por volta das 11h25, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 15 unidades de anfetaminas, em Imperatriz. As apreensões ocorreram no Km 260 da BR-010, durante a abordagem a um caminhão do tipo boiadeiro, com placas de Serrana/SP, que vinha de São Paulo em direção a Santa Inês/MA.
Ao ser solicitado o disco de tacógrafo, o motorista do caminhão apresentou um dispositivo vencido em 23 de maio de 2023. Durante a abordagem, foi realizada a apreensão de uma cartela contendo 15 unidades de anfetaminas.
Questionado sobre o motivo do uso da droga, o condutor afirmou que geralmente a utilizava para se manter acordado dirigindo horas a fio.
A PRF ressaltou os males e perigos do uso de anfetaminas na condução veicular em rodovias federais no Brasil. O consumo dessas substâncias pode levar a efeitos colaterais como agitação, insônia, alterações na percepção de tempo e espaço, além de diminuição dos reflexos, o que compromete a segurança no trânsito.
Diante dos fatos, restou configurado, a princípio o crime de posse de substâncias ilícitas para uso pessoal (Art. 28 da Lei nº 11.343). O condutor se comprometeu a comparecer em Juízo quando intimado e assinou o respectivo Termo Circunstanciado de Ocorrência.