Maranhenses conquistam pódio no Brasileiro Adulto de LPO

Os principais atletas do país disputaram provas que foram divididas pelas categorias olímpicas.

Fonte: Da Assessoria

O Maranhão foi representado por sete atletas e dois técnicos no Campeonato Brasileiro Adulto de LPO (Levantamento de Peso Olímpico). A competição organizada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) foi realizada entre os dias 24 e 27 de maio, no Ginásio da Unifemm, em Sete Lagoas (MG). Os principais atletas do país no LPO disputaram provas que foram divididas pelas categorias olímpicas.

Maranhenses conquistam pódio no Brasileiro Adulto de LPO (Foto: Divulgação)

O Maranhão subiu ao pódio com os atletas que treinam no Sports Village: Ranna Luiza, que na categoria 71kg ficou em 2° lugar na modalidade arranco, e ainda conquistou o 3º lugar no arremesso e 3° lugar no geral. Outro atleta destaque foi Cayo Elcias, categoria 102kg, que ficou em 3º lugar no arranco.

No arranco, o atleta tem que levantar a barra do chão até acima da cabeça em apenas um movimento, sem apoio em outras partes do corpo. O arremesso consiste em levantar a barra em dois tempos: desde o tablado até o peito, e depois até a completa extensão dos braços acima da cabeça.

O diretor técnico da Federação Maranhense de LPO, o treinador Eduardo Roberto (Dudu), destacou a participação dos atletas maranhenses na competição.

“Todos se empenharam ao máximo e superaram vários limites. Os atletas maranhenses estão de parabéns. O nosso próximo desafio é Campeonato Brasileiro o Sub- 20, em Viçosa”, disse Dudu do LPO.

A presidente da Federação Maranhense de LPO, Lucena Marques, foi convidada a participar do corpo técnico da arbitragem da Confederação Brasileira de LPO (CBLP).

“Estou muito feliz pelo desempenho dos maranhenses no Brasileiro. É muito gratificante representar o Maranhão e fazer parte do corpo técnico da CBLP. Conhecimento é sempre bom. Vamos levar mais excelência na organização das competições para o nosso Estado”, afirma Lucena Marques.

Nas disputas das categorias mais pesadas, sem surpresas nas provas, Marco Túlio Gregório (102kg masculino), Laura Amaro (81kg feminino), Taiane Justino (+81kg feminino) e Matheus Gregório (+102kg masculino) foram os grandes campeões. Laura Amaro quebrou o recorde brasileiro no arranco, levantando 112kg, superando em dois quilos a antiga marca.

A CBLP preparou uma estrutura moderna para a competição. O presidente da CBLP, Enrique Monteiro, ressaltou a preocupação com a qualidade da competição que reúne alguns dos melhores atletas do continente, que são os brasileiros, e falou da importância da preparação da equipe do Brasil para os jogos Pan-americanos, em Santigado neste ano, e em sequência, os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Classificação dos Maranhenses no Campeonato Brasileiro de LPO

João Pedro Maciel Santos – cat. 61kg, 8º lugar

Amanda Campos Marques – cat. 59kg, 13º lugar

André Luiz Lima Reis – cat. 89kg, 18º lugar

Guilherme de Oliveira Santos – cat. 89kg, 20º lugar

Pedro Henrique da Conceição de Sousa – cat. 89kg, 9º lugar

Ranna Luiza Serra Pinheiro – cat. 71kg, 2° lugar arranco 3º lugar Arremesso, 3° lugar geral

Cayo Elcias Alves Rocha – cat. 102kg, 3º lugar no Arranco

Fechar