A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão dessa quinta-feira (1º), em primeiro turno, a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Casa e garante a reeleição da presidente Iracema Vale (PSB).
A medida está prevista no Projeto de Resolução de autoria do deputado estadual Antônio Pereira (PSB), que altera o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa e autoriza a antecipação da eleição para o segundo biênio de cada legislatura.
Com base no Regimento Interno da Assembleia, a segunda eleição para a Mesa deveria ser realizada 1º de fevereiro do terceiro ano da legislatura, ou seja, em fevereiro de 2025. Porém, com a matéria aprovada, o pleito ocorrerá em junho deste ano. O projeto ainda será votado em segundo turno na próxima semana.
Na segunda quinzena do mês passado, a Assembleia, por meio do deputado Antônio Pereira, apresentou a proposta, e, alguns dias depois recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“Essa movimentação visa garantir Iracema Vale no comando do Parlamento estadual”, conforme o deputado Roberto Costa (MDB). Segundo o parlamentar, a reeleição da socialista para o cargo é “uma vontade de praticamente todos os deputados que compõem a Assembleia Legislativa” e que há total confiança em Iracema à frente do parlamento estadual.
“Existe um sentimento de total confiança na presidente Iracema Vale e a presença dela na frente do Parlamento é muito simbólica, uma vez que depois de quase 200 anos, temos uma mulher presidindo o parlamento estadual do Maranhão”, disse.