Pela primeira vez a capital maranhense recebe o tradicional Campeonato Nordestão de Squash. A começa nesta quinta-feira (8) com a participação de competidores profissionais e amadores de todo o Brasil. Aberto ao público, o Nordestão de Squash ocorre até sábado (10), no Centro Esportivo Sports Village, no bairro Quintas do Calhau. As disputas começam a partir das 8h da manhã.
O Nordestão de Squash é dividido nas seguintes categorias: feminina, masculina e por idade. A organização estima a participação de mais de 60 atletas de todo o país. Pelo Maranhão, onze atletas vão disputar o pódio em todas as categorias.
A empresária Ândrea Goulart que também é atleta de Squash, é um dos destaques na disputa e esperança de título para o Maranhão. Ândrea foi campeã da 1ª Classe Nordeste na etapa em João Pessoa e vice-campeã da classe master, na Copa Brasil de Squash. Ela destaca a importância de São Luís sediar o evento nacional.
“É com muito orgulho que recebemos a Copa Nordeste de Squash. Estamos prontos para receber os atletas de todo o país. A estrutura do Sports Village oferece três quadras de excelência para a prática da modalidade e o público maranhense vai poder acompanhar as disputas de pertinho desse esporte que é apaixonante. Tenho certeza que a competição será um sucesso, com grandes disputas e talentos do esporte. Vale destacar ainda que uma competição como essa impulsiona o turismo na cidade e movimenta a economia local”, disse Ândrea Goulart, proprietária do Sports Village e atleta de squash.
Em São Luís, a prática do Squash é amplamente difundida no Complexo Esportivo Sports Village, maior complexo esportivo do Norte e Nordeste que conta com três salas só para esse esporte, além de professores especializados na modalidade.
O local também ajuda na formação de atletas que disputam competições nacionais, como os que alcançaram pódio na Copa Brasil de Squash: Ygor Pires, campeão na sub-30 e Maria Carolina Dualibe , campeã na 6ª classe e vice no sub -15.
O Squash
A palavra squash vem do inglês e significa esmagar, por causa do barulho que cada batida da bolinha de borracha provoca contra a parede. O esporte pode ser disputado individualmente (um contra um) ou em duplas. É simples de aprender. Os dois participantes devem jogar de frente para a parede, um ao lado do outro.
Raquete, bola e disposição são os requisitos mínimos para começar a atividade, que tem alta queima calórica: em uma hora de partida, é possível perder de mil a 1.500 calorias, além de aliviar o estresse e ganhar força muscular.
O squash diverte, relaxa e ainda mantém a forma. É um esporte dinâmico e que gera um intenso trabalho cardiovascular. Além do emagrecimento, o esporte proporciona: o condicionamento físico, definição muscular e o desenvolvimento do raciocínio lógico.