Mostra de Sotaques é destaque na programação junina do Sesc nesta quarta-feira (14)

Chegou o mês mais esperado e animado do ano, quando o Nordeste inteiro celebra as festas juninas

Fonte: Com informações da assessoria
Boi da Floresta. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Chegou o mês mais esperado e animado do ano, quando o Nordeste inteiro celebra as festas juninas. No Sesc Maranhão já está tudo preparado para mais uma edição do tradicional Balaio de Sotaques, com uma agenda que contempla a diversidade de manifestações folclóricas, artísticas e culturais que fazem do nosso São João um dos melhores. Na edição 2023, a programação apresenta uma novidade: a Mostra de Sotaques, um encontro de percussionistas, compositores e cantadores que acontece dia 14 de junho, às 19h, na Praça do Pantheon, localizada no Complexo Deodoro, e que também traz a São Luís, pela primeira vez, o Reisado de Caxias.

A Mostra de Sotaques tem um caráter educativo, além das apresentações dos grupos de Bumba Meu Boi, os percussionistas, compositores e cantadores terão a oportunidade para explicarem a origem dos grupos, bem como conversar com o público sobre as características dos instrumentos usados em cada sotaque, assim como as vivências, histórias e contextos por trás das produções das toadas.

Dentre as atrações do arraial do Sesc, promovido pelos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e aberto para a comunidade em geral, conta com a apresentação de sete grupos de Bumba Meu Boi, em uma noite de espetáculo que viaja pela sonoridade dos Sotaques de Orquestra, Costa de Mão, Baixada, Zabumba e Matraca.

A festança começa a partir das 17h com o Tambor de Crioula Raízes Africanas, grupo que surgiu com a união de moradores de várias comunidades do município de Central do Maranhão. A agremiação é formada por 60 componentes, e tem o objetivo de resgatar, incentivar e preservar a diversidade da cultura popular afro-brasileira, na região da Baixada Maranhense. Em seguida, o reisado Encanto da Terra de Caxias se apresenta pela primeira vez no arraial do Sesc. O reisado é uma manifestação da cultura popular maranhense que mescla dança, teatro, música, canto e poesia.

Já às 19h, o Boi de Axixá abre a noite de apresentações da Mostra de Sotaques, o grupo composto por mais de 100 integrantes e 60 anos de existência, é movido pelo desafio de se manter tradicional, com coreografias arrojadas e uma indumentária inédita que traduz e remete os velhos terreiros e momentos vividos pelo grupo folclórico.

O Boi de São Simão é a atração seguinte, e promete encantar o público no ritmo do Sotaque de Orquestra. O grupo nasceu de uma promessa feita no ano de 1959, no lugarejo chamado Cachoeira de Morros. Atualmente, o grupo é um dos mais conhecidos do Maranhão, composto por cerca de 120 integrantes.

O Boi de Rama Santa é a terceira atração da noite do encontro de percussionistas, músicos, compositores e cantadores. O grupo é um dos representantes do Sotaque Costa de Mão, outro símbolo da cultura popular do São João do Maranhão. Com mais de seis décadas de existência, o Boi de Rama Santa se apresenta e abrilhanta os arraiais de São Luís há 48 anos.

Em seguida, a força do Sotaque Baixada fica por conta da apresentação do Boizinho Encantado Mimo de Santo Antônio. O grupo folclórico é denominado Boi de Terreiro, por ser uma entidade e ter uma conexão muito querida na comunidade, principalmente pelas crianças. A presença da criançada em suas apresentações é marca registrada do Boizinho Encantado Mimo de Santo Antônio.

No arraial do Sesc a alegria não para, e a felicidade entra no terreiro com o Boi de Guimarães, que é um dos grandes expoentes do Sotaque Zabumba, que é procedente do Quilombo de Damásio, localizado na zona rural da cidade de Guimarães, interior do Maranhão. Um dos ícones do São João no Estado, o Boi de Guimarães tem mais de 50 anos de história, e conta com mais de 100 integrantes que produzem e apresentam a sua arte.

O Batalhão de Ouro do Boi de Maracanã também é atração confirmada na noite de abertura do Balaio de Sotaques. O grupo centenário e com cerca de 150 integrantes, desfila beleza e tradição nos arraiais em que se apresenta, e é dono de algumas das toadas símbolo do São João do Maranhão. O grupo é o primeiro com o Sotaque Matraca a se apresentar na temporada 2023 do arraial do Sesc.

O batalhão pesado com o Sotaque Matraca do Boi da Maioba encerra a noite de atrações na abertura do Balaio de Sotaques. Fundado em 1897 pelos moradores do povoado Bom Negócio, localizado na Maioba, zona rural da ilha de São Luís, o grupo reúne uma média de 3 a 5 mil pessoas, entre participantes e espectadores, e possui mais de 500 toadas registradas em 42 discos.

A agenda do Sesc Balaio de Sotaques contempla todas as manifestações culturais. Durante 12 dias de programação, o arraial vai resgatar a força e a beleza das nossas tradições. Mais do que entretenimento, o Projeto Balaio de Sotaques tem como proposta educativa a valorização da identidade maranhense por meio da celebração da cultura e da difusão das manifestações como forma de transmissão de saberes oriundos desse universo em que a memória, a ritualidade, a oralidade e a ancestralidade estão presentes.

Fechar