Publicidade
Carregando anúncio...

Espetáculo de cores e ritmos marca encerramento do Arraial do Ipem

Turistas e moradores da cidade se encantaram com o brilho e diversidade das indumentárias utilizadas pelos grupos que se apresentaram neste último domingo (9)

Fonte: Com informações da assessoria

Bumba Boi de Nina Rodrigues contagiou o público (Foto: Handson Chagas)

SÃO LUÍS – O último dia de apresentações no Arraial do Ipem, no Calhau, foi acompanhado por centenas de pessoas que desfrutaram de atrações como o Bumba Boi de Nina Rodrigues, Companhia de Dança Indígena Tapuios do Mearim, Cacuriá de Dona Teté e vários shows, como o da cantora Fabrícia e de Dayse Costa. Turistas e moradores da cidade se encantaram com o brilho e diversidade das indumentárias utilizadas pelos grupos que se apresentaram neste último domingo (9) no arraial que integra a programação do São João 2023 – O Maior São João do Mundo, promovido pelo Governo do Estado.

A cantora Fabrícia destacou a emoção de ser uma das atrações do domingo. “Estamos muito gratos pela oportunidade de estar no último dia da programação do Ipem. O São João foi incrível e na avaliação do último show que eu fiz aqui, eu validei a importância de recebermos as pessoas como estamos fazendo. O turismo gera uma renda impressionante”, afirmou.

Rosa Reis, cantora e responsável pelo Cacuriá de Dona Teté, também elogiou o Maior São João do Mundo. “Esse ano tivemos uma participação maior das brincadeiras e manifestações da nossa cultura e também abriu-se um leque para vários outros espaços. Então o resultado foi muito bom, temos que valorizar cada vez mais a cultura local”, disse.

Presidente do Bumba Meu Boi Oriente, Maria Juliana Fonseca explicou que o grupo de sotaque da Baixada Maranhense surgiu há mais de 30 anos a partir de uma promessa feita a São João pedindo o fim de conflitos de terra existentes na época em Pindaré. O grupo surgiu com o nome Bumba Boi Raízes e depois passou a se chamar Bumba Boi Oriente.

“É uma história tão longa que amanhece o dia e não dá para contar tudo, é preciso fazer um livro […] Eu só tenho a agradecer a Deus e a Virgem Maria, e a São João, estrela de luz, que nos acompanha”, comentou.

O Arraial do Ipem trouxe novidades mesmo no último dia de apresentações. Pela primeira vez, a Companhia de Dança Indígena Tapuios do Mearim se apresentou em São Luís. Trazendo cores fortes e referências a fauna e flora amazônica, o grupo chamou a atenção do público.

A noite contou com um total de nove apresentações, incluindo os shows do Barracão do Forró, com a apresentação de Silveira Trio e Forró Não Gela. O espaço funcionou ao longo de todo o período do arraial garantindo aos fãs do estilo um lugar cativo para dançar ao som da zabumba, triângulo e sanfona.

O Arraial do Ipem recebeu milhares de visitantes ao longo do período de programação que teve início no dia 4 de junho. Foram dois palcos reunindo diversas atrações, 26 barracas para comercialização de alimentos, 27 carrinhos do Mais Renda, 17 food trucks, cinco restaurantes, além da Vila do Chopp com empreendedores do ramo de cervejas artesanais.

A estrutura garantiu o acesso democrático e conforto aos visitantes com acessibilidade, espaços instagramáveis, pontos de ativação de parceiros, espaço para a comercialização de artesanato maranhense e uma unidade do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com direito ao uso de óculos de realidade virtual para conhecer um pouco dos pontos turísticos do estado.

Maior São João do Mundo

O Maior São João do Mundo promovido pelo Governo do Estado continua com uma diversidade de atrações no mês de julho com os arraiais que serão realizados nas cidades de Timon, Pinheiro e Barreirinhas. Em Timon, a festança será realizada do dia 14 a 16 deste mês; já em Pinheiro, as atrações se apresentam nos dias 21, 22 e 23; e em Barreirinhas nos dias 28, 29 e 30.

Fechar