Eliziane Gama preside primeira reunião da Comissão de Defesa da Democracia

Colegiado debate equilíbrio entre os Poderes e orientações sobre as tarefas parlamentares reservadas à nova comissão.

Fonte: Com informações da Agência Senado

Sob presidência da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), a recém-criada Comissão de Defesa da Democracia debate nesta quarta-feira (12), a partir das 10h, o equilíbrio entre os Poderes da República e a democracia no Brasil. A pauta da primeira reunião deliberativa do colegiado pretende também auxiliar os membros sobre as tarefas parlamentares reservadas ao novo colegiado.

Eliziane Gama preside primeira reunião da Comissão de Defesa da Democracia nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

A comissão foi criada com a aprovação do Projeto de Resolução do Senado no dia 6 de junho e a sendora eleita para o cargo de presidente da comissão no biênio 2023-2024. De acordo com Eliziane Gama, a comissão tem como objetivo aprimorar a legislação, apresentando propostas que envolvam a sociedade e os três Poderes.

Comissão

O ataque de 8 de janeiro foi apontado como uma das justificativas para a criação da comissão pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O colegiado deverá tratar de temas como defesa das instituições democráticas; liberdade de expressão e manifestação; liberdade de imprensa; defesa do livre exercício do direito de voto; defesa da ordem constitucional; garantia da ordem pública; e terrorismo, entre outros temas relacionados ao fortalecimento da democracia e do estado de direito.

Fechar