O governador Carlos Brandão baixou decreto estabelecendo ponto facultativo na manhã dos dias 24 de julho e 02 de agosto deste ano, em virtude dos jogos da seleção brasileira feminina de futebol pela Copa do Mundo. A medida visa permitir que os servidores públicos tenham a oportunidade de acompanhar e torcer pela equipe nacional durante as partidas. Nestes dias, o expediente começa às 14h.
O ponto facultativo estabelecido não abrange as áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumo e limpeza urbana. Esses setores seguirão as orientações das respectivas chefias em relação ao expediente durante os jogos.
No artigo 3°, o decreto determina que as unidades responsáveis pelos serviços essenciais à população deverão manter escalas de trabalho para garantir a continuidade e a prestação ininterrupta desses serviços durante os períodos de ponto facultativo.
O Brasil está no Grupo F, com estreia marcada para o dia 24 de julho diante da seleção do Panamá, em Adelaide. Depois, a equipe brasileira enfrenta a França, dia 29, em Brisbane, e fecha a fase classificatória contra a Jamaica, dia 2 de agosto, em Melbourne.
Maranhenses convocadas
As jogadoras marahenses Ary Borges, de 23 anos, e Camila, de 22, foram convocadas para a Copa do Mundo Feminina, que será disputada entre os meses de julho e agosto, na Austrália e na Nova Zelândia.
A técnica da seleção brasileira, Pia Sundhage, convocou a meia Ary Borges, que atua na equipe do Racing Lousville, dos Estados Unidos, e a goleira Camila, do Santos, além de outras 22 jogadoras para o Mundial.
Natural de São Luís, Ary Borges ajudou o Brasil a conquistar a Copa América, em 2022, e agora parte em busca de alcançar mais um objetivo: “Vamos à Copa do Mundo! Que sensação inexplicável. Obrigada a todos que me ajudaram a chegar até aqui e que vivem esse sonho comigo”, declarou.