Há algumas décadas os melhores jogadores e campeonatos de futebol estão na Europa. É ali que a nata do esporte se reúne e passa os anos dourados de sua carreira. De todo modo, as idas de Cristiano Ronaldo e Messi para, respectivamente, as ligas saudita e americana têm atraído os olhares do mundo para esses locais. Muitos torcedores, aliás, estão utilizando o Código promocional 1xBet para apostar no sucesso da dupla.
É claro que Ronaldo e Messi não são os primeiros craques a irem para essas ligas. Ainda nos anos 1970, Rivelino foi para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde tornou-se ídolo. E Pelé virou uma estrela no Cosmos e impulsionou o futebol nos Estados Unidos.
No entanto, Ronaldo e Messi são duas estrelas da era da comunicação globalizada, do marketing esportivo e, sem dúvidas, vêm trazendo uma visibilidade muito maior para os dois campeonatos.
Basta ver que, após a chegada de Cristiano Ronaldo à Arábia Saudita, diversos jogadores de renome desembarcaram no país. Entre eles, estrelas como Benzema, Kanté, Sadio Mané, Brozović, Roberto Firmino e Milinković-Savić.
Isso tudo mostra que a liga saudita poderá, em pouco tempo, tornar-se bastante atrativa para torcedores de todo o mundo. Muitos países, inclusive, passaram a transmitir os jogos do Al Nassr, Al-Hilal, entre outros clubes.
Da mesma forma, a chegada e o sucesso instantâneo de Messi na MLS (Major League Soccer) tem dado uma grande visibilidade ao futebol dos Estados Unidos. Cada gol, cada lance do craque rodam o mundo e aumentam a curiosidade em torno da liga do Tio Sam.
Seria de fato muito interessante que países de fora da Europa conseguissem criar ligas de altíssimo nível. O próprio Campeonato Brasileiro tem potencial para se tornar bastante atraente. Nos últimos anos, os clubes daqui se profissionalizaram, investiram em estrutura e passaram a trazer bons reforços.
Somando esses fatores à paixão dos brasileiros pelo futebol, às enormes torcidas de cada clube e ao equilíbrio que há no campeonato, não faltam elementos para que o Brasileirão conquiste o público internacional.
Portanto, as saídas de Ronaldo e Messi da Europa podem significar uma nova era no futebol mundial, em que países de outros continentes também vão se tornar opções viáveis para os principais craques do planeta. Arábia Saudita e Estados Unidos serão os primeiros países a se beneficiar disso, mas, com o público se acostumando a olhar para ligas diferentes, outros campeonatos, como o Brasileirão, também têm muito a ganhar.