Começou o maior rally das Américas, o Rally dos Sertões. Nesta sexta (11), primeiro dia de Rally as equipes disputaram o prólogo que vai definir a ordem de largada neste sábado. Mais compacto em 2023, a 31ª edição do Rally dos Sertões será realizada até o dia 19 de agosto, desbravando o Nordeste, com saída em Petrolina (PE) e chegada na Praia do Preá (CE).
Nos carros, o Maranhão tem representantes nas categorias: Super Production (piloto Fábio Cadasso e navegador Cesinha Pereira) e Pró – Brasil (piloto Marcos Regadas e navegador João Afro). E na categoria UTV 2 : piloto Geraldo Filho e navegador Artur Carvallho.
Com o tema ‘Nosso palco é o Brasil’, o rally tem um percurso total de 3.800km, dos quais 2.080km cronometrados. A prova terá três estados do Nordeste como base: Bahia, Ceará e Pernambuco.
Cada ano, a organização traz um roteiro inédito. Para 2023, a competição ficará concentrada em cinco cidades: Petrolina/PE, Xique Xique/BA, Crato/CE, Sobral/CE e Cruz/CE, sendo que Crato e Cruz pela primeira vez integram o roteiro.
A principal novidade é o formato mais compacto, em laços, com deslocamentos mais curtos. Subidas e descidas de serras; muita navegação, trial, areia, pedras e especiais com poucas retas e poucos pontos de ultrapassagem serão o cardápio desse roteiro.
EQUIPE CADASSO RACING
Na categoria carros Super Production, o Maranhão está representado pela Equipe Cadasso Racing, formada pelo piloto veterano Fábio Cadasso e o navegador Cesinha Pereira.
A dupla já está alinhada e começou o ano de 2023 com pódio na Mit Cup, tradicional Rally Cross Country, conquistando o 5º lugar na categoria Triton ER. Em uma das etapas, Fábio Cadasso também levou o troféu de piloto destaque da competição.
Cadasso é o único piloto da história dos Sertões a competir em todas as modalidades: motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões. O feito rendeu ao veterano maranhense, o apelido de ‘Highlander dos Sertões’, em menção ao filme épico do guerreiro imortal. Título que ele reforça em 2023 encarando o inédito desafio de brigar pelo título nos carros na categoria Super Production!
EQUIPE MARANHÃO RACING
Essa será a segunda participação da Equipe Maranhão Racing no Rally dos Sertões, na categoria UTV. A equipe é formada pelo piloto Geraldo Filho (2ª participação no Sertões) e o navegador Artur Carvalho vai para a sua quinta participação seguida no Rallydos Sertões.
EQUIPE MARANHÃO RALLY
O piloto Marcos Regadas vai para sua 3ª participação no Rally dos Sertões, já competiu antes de UTV. João Afro tem mais participações e coleciona pódios para o estado no Rally dos Sertões.
Competindo pela equipe Cadasso Racing, ao lado do piloto Fábio Cadasso, João Afro já foi vice-campeão da categoria TR4 e 3ª lugar na categoria Production T2, nos Sertões edição de 2016. João Afro também tem sido destaque na Mit Cup, tradicional rally monomarca de velocidade Cross Country da América Latina.