Publicidade
Carregando anúncio...

Vem aí Baile do Reggaeton de Betto Pereira

Betto Pereira, ao longo de 45 anos de carreira, reúne na discografia, 04 LPs, 16 CDs e 02 EPs

Fonte: Assessoria
(Foto: Divulgação)

Muito antes de explodir o “Despacito” dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee como sucesso mundial, pelas bandas de cá, o reggaeton, mesmo sem ter ainda um conceito definido como gênero musical, o estilo já dominava os bailes e as rádios locais do Maranhão.

Ritmos originais que compõem a base do reggaeton, entre a salsa, mambo, merengue, bolero, cúmbia e reggae faziam parte dos gostos musicais do maranhense, desde os anos 70. A mistura de ritmos que hoje se mostra como o som do momento faz tempo que está presente nas entranhas da Música Popular produzida no Maranhão. Fato este muito marcante na obra do cantor e compositor Betto Pereira.

No início de sua trajetória profissional, enquanto guitarrista, aos 15 anos de idade, Betto Pereira bebia na fonte dessa salada musical, e fontes genuínas diante da sonoridade do tambor de crioula, batucada, bloco tradicional, xaxado e bumba-meu-boi. Essa foi a descoberta do ponto de partida para as suas composições; características notórias de sua obra, essa música cosmopolita que existe no universo cultural do Estado.

Nessa pegada, Betto Pereira traz à tona o seu mais novo trabalho, o EP “Baile do Reggaeton”, com 04 faixas, com uma releitura mais eletrônica de músicas baseadas nessas raízes da música latina, caribenha e europeia.

O “Baile do Reggaeton” tem Xaxarimbó (Betto Pereira e Gilberto Mineiro), Siri do Mará (Betto Pereira e Gilberto Mineiro), Ducaramba (Betto Pereira) e Maldito Amor (Betto Pereira e Félix Alberto); e homenageia Jackson do Pandeiro, Gonzagão, Zeca Baleiro e Chico César. Os arranjos e direção musical são de Jesiel Bives. Nesse baile, com ele, tem Jesiel Bives (teclados e sample), Dark Brandão (percussão), Eliel Carvalho (guitarras, violões e ukulele), Assis Godah (Baixo), Daniel Cavalcante (trompete), Edinho Bastos (guitarra), Fofo Black (bateria), Davi Oliveira (baixo), Moisés Mota (bateria) e Franciane Serra (vocais).

Betto Pereira, ao longo de 45 anos de carreira, reúne na discografia, 04 LPs, 16 CDs e 02 EPs, somado ao “Baile do Reggaeton” que terá lançamento nas plataformas digitais nesta próxima quinta-feira, dia 31 de agosto.

“Esse é um disco universal, é um disco do Nordeste para o Mundo… Traz essa sonzeira que o Maranhão tem na veia”, diz, entusiasmado. Deveras, o “Baile do Reggaeton” vem cheio de graça, bem dançante, e imbuído de energia dessa fortuita maré que o Maranhão vem atravessando.

“Depois de uma temporada maravilhosa com a turnê ‘DuCaramba’ que passei no São João do Maranhão; seguida de ‘Dias de Gonçalves e Poesia’, nas artes plásticas, com a exposição interativa que tivemos a oportunidade de realizar dentro da programação de comemoração aos 200 anos de Gonçalves Dias; tenho agora o lançamento desse novo EP que está beleza pura!”, completa o artista.

Fechar