O coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Patrício Daniel dos Passos Penha, de 36 anos, morreu na noite do último sábado (2), vítima de leucemia. Ele, que foi recém-diagnosticado com a doença, passava por tratamento no Hospital São Domingos, em São Luís.
Entre os trabalhos de destaque feitos pelo coronel está o de comandar a equipe do Maranhão na tragédia em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019.
“Quero hoje me solidarizar aos familiares e amigos pela morte prematura do nosso querido amigo e irmão de farda Patrício Penha. Agradeço a Deus pelo privilégio de ter convivido com meu irmão Patrício, um ser humano de um grande coração e um profissional muito competente”, destacou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.
O coronel Patrício Penha, que integrava a corporação desde 2006, comandou os bombeiros militares maranhenses no desastre de Brumadinho, em Minas Gerais. Recentemente, o governador Carlos Brandão, em reconhecimento ao relevante trabalho prestado por Patrício ao longo de quase 20 anos, promoveu o militar ao posto de coronel.
A última função exercida por Patrício Daniel foi de diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, cargo que ocupava desde maio deste ano. A Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) é o órgão ao qual compete o planejamento, fiscalização e controle das atividades de prevenção em locais de grande concentração humana, vistorias e pareceres técnicos, apoio operacional e auxílio dos serviços e missões específicas no âmbito estadual.
O coronel CBMMA Patrício Penha também coordenou o Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMAR), o setor de Programas Sociais da corporação, o 11° Batalhão de Bombeiros Militar, em Itapecuru, bem como a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.