O médico maranhense Roland Montenegro Costa, de 71 anos, natural e Viana, é uma das vítimas da queda de uma avião de médio porte na cidade de Barcelos, no Amazonas. O acidente ocorreu nesse sábado, 16, por volta das 15h, durante uma tentativa de pouso em meio a chuvas intensas.
Cirurgião do aparelho digestivo, Roland era médico aposentado do Hospital de Base de Brasília, mas ainda atendia em consultório particular. Ele era cidadão honorário desde de 2005, pela dedicação e defesa em prol da saúde do Distrito Federal. Graduou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, em 1978.
As vítimas praticavam pesca esportiva, e se dirigiam para um clube na cidade de Barcelos, onde costumavam frequentar. O médico maranhense, que era membro da Academia de Medicina e Brasília, deixa quatro filhos.
O avião Bandeirante transportava 12 turistas, além do piloto e copiloto. Não houve sobreviventes. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que, no início da investigação, estão sendo aplicadas técnicas específicas para coletar e confirmar dados, preservar evidências, avaliar inicialmente os danos à aeronave e obter outras informações necessárias.
De acordo com registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave pertencia à empresa Manaus Táxi Aéreo e estava em conformidade com as regulamentações, tendo autorização para operações de táxi aéreo.