A Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) encerrou as atividades em alusão ao Setembro Amarelo com a realização de um passeio ao ponto turístico Espigão, em São Luís, nessa quinta-feira. O intuito foi promover um momento de lazer e descontração para toda equipe e acolhidos.
A ação foi comandada pelo educador físico Magno Froz e a nutricionista Ana Paula Souza Colares, que promoveram uma série de atividades.
“A prática de exercícios físicos alivia o estresse e combate os sintomas da depressão e da ansiedade, assim como auxilia na prevenção e no tratamento de transtornos mentais”, frisou o educador físico.
Conforme os profissionais, atividades físicas tem inúmeros benefícios na saúde mental, tais como; ativar áreas cerebrais associadas ao aprendizado, planejamento e memória, melhorar a perfusão e metabolismo cerebral, aumentar a liberação de neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina.
A atividade no Espigão foi encerrada com um piquenique especialmente preparado pela equipe da nutrição, além da entrega de lembranças com chás terapêuticos.
A nutricionista Ana Paula Souza ressaltou a alimentação saudável contribui para boa saúde mental. “Escolhemos para servir no lanche frutas como banana, melão, laranja, que são ricas em vitaminas e aminoácidos, como o triptofano percursor da serotonina neurotransmissor. Elas são responsáveis pela sensação de bem-estar, capaz de promover a melhora na qualidade do sono, humor, autoestima e de reduzir níveis de estresse e sintomas depressivos”, frisou.
“A boa saúde mental se constrói todos os dias, e a escolha de uma alimentação saudável e equilibrada, aliada a atividade física, pelo menos três vezes na semana, são fundamentais nessa construção”, completou.
A UAA fica localizada na Rua dos Acapus, nº 24, quadra 77 – Jardim Renascença I. A unidade integra a rede de atenção e cuidados à saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA).
A instituição trabalha com dependência química, e os pacientes ficam acolhidos na instituição por 30 dias, período em que é feita a desintoxicação e trabalhos psicoterapêuticos.