A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), líder do bloco parlamentar Resistência Democrática, é uma das ‘Cabeças’ do Congresso Nacional de 2023, de acordo com a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Parlamento brasileiro divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
O levantamento, realizado há 30 anos, aponta quem são os congressistas mais respeitados do País entre os 513 deputados federais e 81 senadores. Está é a terceira vez que Eliziane Gama integra a lista dos ‘Cabeças’ que, na definição do Diap, são parlamentares que ‘conseguem se diferenciar dos demais’ no exercício do mandato.
“Fazer parte da lista dos 100 congressistas do Diap é um reconhecimento do trabalho que nosso mandato no Senado realiza em defesa das causas populares, das mulheres brasileiras e do desenvolvimento social”, disse Eliziane Gama.
O ranking identifica e classifica os parlamentares em 5 categorias (debatedores, articuladores/organizadores, formuladores, negociadores e formadores de opinião), de acordo com as habilidades de cada um.
Eliziane Gama está no grupo de debatedores, parlamentares identificados pela publicação como ‘atentos aos acontecimentos e, principalmente, com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no plenário, na imprensa ou nas redes digitais, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso’.
Gênero
Segundo o Diap, a ‘presença de deputadas e senadoras entre os ‘Cabeças’ do Congresso Nacional, em termos proporcionais, é pequena em relação ao total de mulheres no Parlamento. Das 99 deputadas federais e 15 senadoras da 57ª Legislatura, apenas 15 mulheres, sendo 11 deputadas e 4 senadoras, integram o grupo dos mais influentes de 2023.