Nos dias 11, 18 e 22 deste mês, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade de saúde do Estado gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), realizou uma intensa programação em referência à campanha do Setembro Amarelo.
Durante a ação, colaboradores do HTO falaram sobre a prevenção ao suicídio, a importância de ouvir e acolher o próximo. Também foram compartilhadas informações necessárias para todos os participantes.
Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E, desde 2014, a instituição, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com a iniciativa.
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
Com 44 leitos clínicos e 10 leitos de UTI, o HTO é o segundo entre os hospitais públicos do Maranhão (o primeiro é Hospital Macrorregional de Timon) a contar com a assistência do Sírio-Libanês por meio do programa Tele-UTI. A instituição hospitalar paulista é um dos mais importantes centros de medicina do país, referência na América Latina.