Em alusão ao Dia do Empreendedor, comemorado na última quinta-feira, 5, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), reuniu empreendedores em uma tarde de trocas de conhecimento e experiências, com o objetivo de inspirar e potencializar negócios de micro, pequenas e médias empresas maranhenses.
O 1º Conecta & Empreende Maranhão teve na programação palestras, apresentações e balcão de negócios, em um ambiente pensado para promover a interação entre empreendedores de diversos ramos. Em pauta, temas estratégicos para os empresários como “Como potencializar as vendas no fim de ano”, “A importância de investir em tráfego pago nas redes sociais”, “Como exportar produtos maranhenses”. Bancos apresentaram, além de linhas de créditos especiais, plataformas que apoiam a jornada empreendedora. A Vigilância Sanitária Estadual também participou reforçando a importância de empreendedores estarem atentos as normas sanitárias.
“Foi um evento maravilhoso! Tivemos a oportunidade de aprender mais como valorizar nosso produto, como exportar, como vender e atrair clientes pela internet, o que para nós é estratégico” contou a artesã Ana Pinheiro.
“Já participamos com a Seinc, através do Governo do Maranhão, de alguns eventos e sempre agrega muito para a nossa empresa. O networking que a gente tem disponível nesses eventos é maravilhoso”, comentou a empreendedora Márcia Passos.
Um dos momentos de destaque foi a apresentação de cases de sucesso, em que empresários que compõem a ação Armazém do Empreendedor, puderam dividir com o público suas jornadas de sucesso. Foi o caso da Camila Ferreira, da FaroFerreira, empresa maranhense que produz farofas artesanais, que inclusive já são exportadas. “A Seinc sempre foi muito parceira da nossa empresa. Tudo o que precisamos, seja participação nos eventos ou orientação no nosso negócio, sempre recebemos o acolhimento dessa equipe. Por isso, não apenas agradeço a parceria, como também indico que outros empreendedores procurem a Seinc para crescer”, falou a empresária.
O secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, ressaltou a atenção do Governo do Estado com os empreendedores maranhenses e o reconhecimento da força que eles têm na economia. “Sabemos da força que é o empreendedor na nossa economia, então esse evento além de contemplar e parabenizar os empreendedores para comemorar o dia do empreendedor, vem trazer mais conhecimento e sinalizar o quanto o Governo tem respeito e atenção aqueles que querem empreender no nosso estado”, disse.
Empreendedores têm até dezembro para se cadastrarem no Armazém do Empreendedor
Passos simples podem garantir a participação de empreendedores de todo o Maranhão na ação Armazém do Empreendedor. Uma estratégia para que empreendimentos maranhenses sejam vistos e valorizados e que em 2023, já movimentou R$ 1.048.827,17 em vendas diretas.
Até dezembro, o cadastro seguirá aberto. Basta acessar o site seinc.ma.gov.br, clicar no banner do Armazém do Empreendedor e preencher o formulário com informações sobre o seu empreendimento. Mas atenção: para participar, é preciso ser microempreendedor individuais (MEI), microempresa (ME) e/ou empresa de pequeno porte (EPP) com CNPJ local; possuir sede e operação efetivamente baseadas no Maranhão; Realizar compra de insumos de fornecedores maranhenses e, quando não for possível, que seja informado os motivos pelos quais não há a compra; ter, pelo menos, seis meses de funcionamento e ser fabricante ou comercializadora de produtos maranhenses e/ou que remetam à características do Maranhão, de alguma forma, em suas mercadorias.