Decisão judicial impede despejo de famílias em São José de Ribamar

A área é particular e a população procurou o núcleo da Defensoria alegando que a data da ordem de desocupação estava próxima.

Fonte: Com informações da DPE

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) conseguiu, na Justiça, uma decisão que impede o despejo de cerca de 50 famílias do Parque Araçagi II, no município de São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís.

Decisão judicial impediu despejo de famílias no Parque Araçagi II (Foto: Reprodução)

A área é particular e a população procurou o núcleo da Defensoria alegando que a data da ordem de despejo estava próxima. Na decisão anterior do Poder Judiciário, os moradores seriam despejados no próximo dia 10 de outubro, agora, com a mudança, eles não serão obrigados a deixar o local até que outras medidas sejam tomadas para garantir a segurança dessa comunidade.

Depois de realizar o atendimento à comunidade, a equipe da Defensoria analisou o processo e verificou que havia algumas irregularidades na primeira decisão, como a ausência de meios necessários para o cumprimento da reintegração de posse e a falta de condições para a realocação das famílias em outra localidade. Após um diálogo com os moradores, a Defensoria Pública do Maranhão elaborou um relatório que foi apresentado e discutido com a Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo (COECV).

A decisão é do juiz José Ribamar Serra da 1ª Vara Cível de São José de Ribamar que determinou a suspensão da reintegração.

A suspensão do cumprimento de mandado segue até a efetivação de medidas que visem assegurar o respeito à dignidade das pessoas afetadas pela desocupação, vindo o processo concluso, até a decisão final da impugnação ao cumprimento de sentença. Deve ser suspensa, também, a solicitação de força policial para a localidade.

Fechar