Festival Culturarte Maranhão 2023 acontece em novembro

O festival vai potencializar a Economia Criativa como atrativo cultural e turístico em São Luís e Barreirinhas em Novembro

Fonte: Vanessa Serra
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Música. Cultura Popular. Culinária. Artesanato. Artes Visuais e Literatura. Tudo do nosso jeito.. Do jeito que a gente gosta, em um espaço aberto, totalmente gratuito, potencializando a Economia Criativa local, recebendo expressões do universo instrumental do país, junto de manifestações da Cultura Popular Maranhense, em especial, bumba-meu-boi e tambor de crioula.

Essa é tônica do Culturarte, festival que estreia este ano, com edições dos dias 02 a 04 de novembro, na Praça da Matriz, em Barreirinhas (MA) e de 10 a 12 de novembro no pátio do Convento das Mercês, no bairro do Desterro, Centro Histórico de São Luís.

Culturarte é uma iniciativa feita através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Barreirinhas, patrocínio do Instituto Cultural Vale, numa realização da Tutuca Viana Produções, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Esse período foi escolhido, exatamente, para aquecer a baixa temporada turística, possibilitando a visitantes, turistas e população tanto de Barreirinhas quanto de São Luís, o conhecimento e apreciação das belezas naturais únicas, dos sabores, dos artistas, do folclore regional e da cultura envolvendo toda a cadeia produtiva da região.

Além dos shows, exposição, recital poético, haverá, no Culturarte, barracas padronizadas para comercialização do artesanato e degustação da culinária típica e também a realização de palestras voltadas aos alunos das escolas públicas federais, estaduais ou municipais.

Barreirinhas – No palco do Culturarte, na cidade que é porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, dia 02, quinta-feira, haverá shows de Israel Dantas e Rui Mário (projeto Dois Tons), Armandinho Macedo e Marcel Powell em “Baden Powell Tribute”. A saber, Armandinho é filho de Osmar Macêdo, inventor do trio elétrico, e membro do grupo A Cor do Som. Marcel Powell começou a tocar profissionalmente aos nove anos de idade, tendo como professor o seu pai, Baden Powell, com quem tocou por vários países. Depois deles, tem Bumba-meu-boi Pérola dos Lençóis, sotaque de orquestra. No Coreto da Praça da Matriz, a festança segue com o Forró do Ceará.

Na sexta-feira, 03, inicia o Duo Siqueira Lima, seguido do show de Anastácia Lia e Banda e apresentação do Bumba-meu-boi Encanto dos Lençóis, sotaque de orquestra. A banda de forró Tripa de Bode ocupa o Coreto para encerrar a noite.

Já no sábado, 04, tem Wendel de La Salles e Trio, shows com artistas de Barreirinhas no comando de Clayber Rocha e o pernambucano Spok Frevo Quinteto encerra o Festival, com direito a esticada ao Baile do Agarradinho, de Tutuca Viana, no Coreto da Praça.

Todas as noites do Culturarte terão início às 18h, com lançamentos de obras literárias e palco livre para Poesia Falada, na coordenação de Ronildo Calisto. Exposição de Luiz Thadeu, considerado o brasileiro com mobilidade reduzida considerado o mais viajado do mundo.

O Culturarte em Barreirinhas receberá o apoio da Prefeitura Municipal.

São Luís – No final de semana seguinte, será a vez da edição do Culturarte em São Luís (MA), com programação a ser realizada no belíssimo Convento das Mercês.

Dia 10, sexta-feira, tem roda de tambor de crioula da Capelinha de São Benedito, de Carla Coreia; show com Chiquinho França Quarteto; e diretamente do Rio de Janeiro, virá a São Luís, pela primeira vez, a cantora Indiana Nomma, natural de Honduras, interpretando todos os clássicos de Mercedes Sosa, depois dela; magnificamente, tem apresentação do Bumba-meu-boi de Santa Fé, sotaque da baixada.

No sábado, 11, o Tambor de Crioula Arte Nossa vai se apresentar seguido de show de artistas maranhenses: Célia Maria, Sandra Duailibe, Luciana Pinheiro, Gildomar Marinho, Daffé e Nivaldo, na direção musical do guitarrista Edson Bastos. A noite contará ainda com o show Desengaiola, dos amigos cantores, compositores e instrumentistas Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda. A saber, Desengaiola (Som Livre/MPB Discos) traz vivências de 20 anos de quarteto de músicos e foi indicado ao Grammy Latino como “Melhor Álbum de Samba”.

No domingo, 12, última noite do Culturarte tem Duo Gisbranco, formado pelas pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco. Depois, no palco, a banda na direção musical de João Simas terá participações especiais de Klícia, Regiane Araújo, Léo Viana, Paulão e Tássia Campos. A noite terá encerramento com o Bumba-meu-boi Boi Revelação de São Marçal.

A programação do Culturarte no Convento das Mercês terá sempre abertura às 18h, com lançamentos de obras literárias e palco livre para Poesia Falada, nas coordenações de Moisés Nobre, Karla Castro e Eloy Melônio. No espaço haverá barracas padronizadas para comercialização do artesanato e degustação da culinária típica, palestras voltadas aos alunos das escolas públicas federais, estaduais ou municipais; e exposição fotográfica da maranhense Silvia Estrela.

Fechar