Governo do MA debate implantação da Zona de Processamento de Exportação para atrair investimentos

Governador Carlos Brandão tratou sobre o tema em Brasília, durante reunião com Geraldo Alckmin.

Fonte: Redação / Assessoria

O governador Carlos Brandão se reuniu em Brasília (DF) com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para tratar sobre a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Maranhão.

Governador Brandão tratou sobre implatação da ZPE em Brasília, durante reunião com Geraldo Alckmin (Foto: Divulgação)

A implantação de uma ZPE no Maranhão, conforme o Governo, visa facilitar a atração de novos investimentos para o estado. Um dos benefícios é a garantia de que as empresas poderão exportar seus produtos com tributação diferenciada, e com o suporte do Porto do Itaqui, gerando emprego e renda para a população.

“O nosso projeto prevê a instalação de uma ZPE em Bacabeira com o intuito de atrair empresas que possam exportar por meio do Porto do Itaqui. A ZPE favorece os investimentos, com relevantes benefícios fiscais. Portanto, faz toda a diferença. A nossa luta para instalar uma ZPE no Maranhão é para atrair mais empresas para o nosso estado”, explicou o governador Carlos Brandão.

Atualmente o Brasil possui 25 ZPEs autorizadas, das quais 19 estão em efetiva implantação, distribuídas em 17 unidades da federação.

As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados fora do país, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos.

Além do esperado impacto positivo sobre o balanço de pagamentos decorrente da exportação de bens e da atração de investimentos estrangeiros diretos, as ZPEs têm benefícios como a difusão tecnológica, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico e social.

Fechar