Durante audiência de mediação realizada pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), rodoviários e empresários do setor de transporte de São Luís chegaram a um acordo sobre a demissão de cobradores. A sessão foi presidida pelo procurador-chefe do MPT-MA, Maurício Lima.
Durante as negociações, foi definida a realização de um cronograma de reuniões para levantamento e estudo do número ideal de cobradores nas linhas do sistema, de forma a subsidiar a reposição e/ou manutenção de postos de trabalho.
Haverá três reuniões no SET nos próximos dia 9 e 23 de novembro e no dia 7 de dezembro, sempre às 15h. No dia 14 de dezembro, o encontro ocorrerá na sede do MPT-MA, às 15h.
O Sindicato das Empresas de Transporte (SET) se comprometeu em manter os postos de trabalho atualmente vigentes dos cobradores até a assinatura da convenção coletiva de trabalho de 2024.
Embora devidamente notificados pelo MPT-MA para comparecimento, não se fizeram presentes na mediação a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís (SMTT) e a Agencia Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB).