Terminais da Ponta da Espera e Cujupe passam por processo de modernização

Obras incluem a duplicação das rampas, internet de alta velocidade e a instalação de torres de telefonia móvel.

Fonte: Redação / Assessoria

O Governo do Maranhão anunciou que está modernizando e ampliando os terminais da Ponta da Espera e Cujupe, em São Luís e Alcântara, respectivamente. As obras, que estão sendo executadas pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), incluem a duplicação das rampas de embarque e desembarque, a implantação de internet de alta velocidade e a instalação de torres de telefonia móvel.

As obras incluem a duplicação das rampas de embarque e desembarque (Foto: Divulgação)

Com a ampliação de embarque e desembarque, os terminais passarão a ter condições de atracar até 4 embarcações simultaneamente, o que aumentará a capacidade do serviço de ferryboat e reduzirá, ainda mais, o tempo de espera dos usuários.

Todo investimento da Emap tem gerado em torno de R$ 70 milhões, o que inclui, também, a recuperação dos taludes, ampliação das passarelas de acesso e adequações na área de manobra dos veículos. Os terminais já receberam outras melhorias como a implantação de internet de alta velocidade via Wi-Fi. O serviço já está disponível desde 1º de junho desde ano e está sendo oferecido gratuitamente aos usuários dos terminais.

Além disso, segundo a Emap, estão sendo a instaladas torres de telefonia móvel na Ponta da Espera e no Cujupe, em parceria com a empresa TIM. Essa ação vai permitir, inclusive, internet de alta velocidade durante a travessia. A obra de instalação das torres está em sua reta final.

“As obras de modernização dos terminais da Ponta da Espera e Cujupe são um importante investimento do Governo do Maranhão para melhorar o serviço de ferryboat e garantir mais agilidade e conforto aos usuários. São conquistas para a Baixada Maranhense. Esse é o nosso foco, sempre, como determina o governador Carlos Bradnão”, afirmou Gilberto Lins, presidente da EMAP.

Fechar