Por Danie Barbosa
Minimizar as grandes diferenças sociais, os riscos agropecuários através do fortalecimento dos pequenos produtores das comunidades mais necessitadas. Entregar a melhor genética que garanta produtividades e apostar em alimentos funcionais diferenciado, como a FAPCEN faz em suas vitrines demonstrativos anualmente no evento AGROBALSAS.
Na reunião se fizeram presentes os representantes das organizações da sociedade civil como Soledaridad, GIZ e IDH, além da AGERP, Prefeitura Municipal de Sambaíba, Prefeitura Municipal de Balsas, São Felix, Nova Colinas, Feira Nova e Sambaíba.
O SEBRAE apresentou o empreendedorismo realizado com o pequeno produtor frente a produção, assim como o representante GIZ, seus trabalhos realizados na região de Chapadinha.
A FAPCEN teve seus resultados obtidos através do AGROANAJAS realizado em Riachão e na Comunidade São Pedro situada na Serra do Penitente, sendo destaque a participação das mulheres que pertencem a Plataforma Feminina AMAO, com direcionamento aos cursos, treinamentos e palestras, contando ainda com a colaboração do 4ª Batalhão do Corpo de Bombeiros na formação de brigadistas contra queimadas.
A atuação do Pacto na 19ª edição do AGROBALSAS, bem como os caminhos para a formatação do evento foram apresentados para conhecimento do público que se fez presente. “Para 2024 novas metas estão sendo previstas pela FAPCEN. Este é mais um trabalho realizado pela FAPCEN em prol do bem comum a todos”, comentou Ana Carolyne Queiroz, coordenadora do Pacto da Região de Balsas pela FAPCEN.