Um falso advogado, que não teve a identidade divulgada, foi preso ao praticar o exercício ilegal da profissão nas dependências da Seccional Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em São Luís, conforme a seccional maranhense da OAB.
A Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia acionou a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) para prestação de auxílio na detenção do acusado. O homem, que se dizia advogado, atuava em Açailândia, com mais de 700 processos e estava na sede da OAB/MA para participar de uma reunião.
Integrantes da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia já tinham recebido a informação da Comissão de Ética de Açailândia de que se tratava de uma pessoa se passando por advogado. Assim que tomou conhecimento de que ele se encontrava na sede da OAB/ MA, em São Luís, a Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional acionou a Polícia Militar.
Ao ser questionado sobre a carteira da Ordem, ele apresentou um documento oriundo do Pará. A partir de informações levantadas pela PF, foi indicado que, na época da formação e do Exame da Ordem, ele estava preso em Goiânia.
Detectada a “falsidade do documento”, o homem foi preso em flagrante e encaminhado para o Centro de Triagem. Ele é acusado de estelionato, documentação falsa e falsidade ideológica.