Uma operação do Ministério Público do Maranhão, com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto de Criminalística e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís, prendeu, nessa segunda-feira (4), 26 motoqueiros que estariam cometendo uma série de infrações no trânsito da capital.
As prisões aconteceram na região do Cohatrac, durante um ‘evento’ chamado ‘Rolê Noturno Slz’, promovido pelas redes sociais, em que os motoqueiros se reuniram para cometer uma série de infrações em avenidas.
“Fizemos o monitoramento por um mês e sabíamos que eles iriam se reunir, ontem, para cometer os crimes de poluição sonora, direção perigosa e associação criminosa porque eles estão, inclusive, desafiando o sistema de segurança pública nas redes sociais. Depredam tudo, passam por cima dos canteiros, quebram jardins, executando manobras perigosas e, se houver colisão com um veículo, eles quebram o carro com capacete. Situação absurda que foge a qualquer possibilidade de civilização “, afirmou o promotor Cláudio Guimarães, do Controle Externo da Atividade Policial.
As investigações apontam que aproximadamente 300 motociclistas se reuniram em São Luís, geralmente começando suas atividades por volta da meia-noite. Gravações compartilhadas nas redes sociais mostram vários deles juntos, produzindo barulho e realizando manobras arriscadas na avenida. Contudo, antes de prosseguirem para outros lugares, 30 foram detidos em flagrante.
Entre os detidos, 26 receberam ordem de prisão por envolvimento em atividades criminosas e foram levados para a Central de Custódia de São Luís. Conforme informado por Cláudio Guimarães, as motocicletas foram confiscadas, e solicitou-se à Justiça a prisão preventiva de todos os participantes.