Sistema ‘Celular Seguro’ já está no alvo de golpistas; governo emite alerta

A ferramenta está disponível para navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge e aplicativos para Android e iPhone (iOS)

Fonte: Da redação

O recém-lançado sistema governamental “Celular Seguro”, destinado a bloquear aparelhos móveis roubados ou furtados em todo o Brasil, já é alvo de fraudadores. Apenas um dia após seu lançamento, o governo alerta que estão sendo usados nomes e referências ao sistema para disseminar golpes através de links maliciosos.

Em um post na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), Ricardo Cappeli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, adverte que o governo federal não encaminha links para cadastramento no “Celular Seguro”.

Ele esclarece que o registro no sistema é opcional, realizado exclusivamente pelo aplicativo ou pelo site celularseguro.mj.gov.br. O secretário enfatiza a importância de não clicar em links suspeitos que mencionem o “Celular Seguro” e solicitem informações pessoais, frisando que os responsáveis por tais práticas fraudulentas serão identificados e processados legalmente.

Celular Seguro

O governo federal lançou na terça (19) o serviço “Celular Seguro” para bloquear celulares roubados ou furtados em todo o país. Ele permitirá que a vítima bloqueie o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.

No cadastro, o usuário poderá fazer o registro com a mesma conta utilizada no gov.br e indicar pessoas de confiança, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado ou furtado.

A ferramenta está disponível para navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge e aplicativos para Android e iPhone (iOS).

Em menos de 24 horas após o lançamento do “Celular Seguro”, os CPFs cadastrados no serviços ultrapassaram os 155 mil e as emissões de alerta para bloqueio passaram de 735.

O governo informou que assinou um protocolo de intenções com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) para a realização de conversas para que o aplicativo “Celular Seguro” venha embarcado de fábrica em todos os aparelhos celulares.

Fechar