Publicidade
Carregando anúncio...

Festa da virada na Litorânea contará com 800 policiais e cerca de 300 viaturas

Além disso, 10 conjuntos de cavalaria também farão o patrulhamento na orla.

Fonte: Redação / Assessoria

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) anunciou que vai realizar a operação Fim de Ano em todo o Maranhão, para garantir um momento segudo à população nas festividades que tradicionalmente marcam a noite de Natal e o Réveillon.

Segurança Pública intensificará policiamento ostensivo em todo estado no fim do ano (Foto: Divulgação)

Conforme a SSP, o policiamento ostensivo será intensificado em todas as cidades, sobretudo naquelas com atrações públicas na noite da virada, como São Luís e Região Metropolitana, Imperatriz, Pinheiro, Bacabal, Santa Inês, Caxias, Timon, dentre outras.

Na Grande São Luís, palco principal da festa realizada pelo Governo do Maranhão, será empregado um efetivo de cerca de 800 policiais militares e 350 viaturas, entre motocicletas e automóveis.

Do total, 250 policiais farão diariamente o patrulhamento a pé na Avenida Litorânea e na extensão das praias do Meio e Araçagi, tanto nos dias 24 e 25 de dezembro quando nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2024. Além disso, 10 conjuntos de cavalaria também farão o patrulhamento na orla.

Agentes do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) também realizarão, durante o período, barreiras de contenção nas rodovias maranhenses de maior movimentação para garantir o cumprimento da legislação e das normas de trânsito.

Prestação de serviços durante festividades de fim de ano

O funcionamento das delegacias seguirá o horário habitual, de segunda a sexta-feira, excluindo feriados. Considerando que o Natal (25 de dezembro) e o Réveillon (1º de janeiro) coincidirão com uma segunda-feira, o expediente só será retomado no dia subsequente. Durante esse período, casos de flagrante serão encaminhados para os plantões na Grande Ilha (Cajazeiras/Centro, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Cohatrac, Maiobão, da Delegacia Especial da Mulher e da Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa) e, no interior, para as 21 regionais, que estarão funcionando durante 24h.

As delegacias da Mulher também funcionarão normalmente, exceto 25 de dezembro e 1º de janeiro. Nesses dois dias, assim como nos fins de semana, as maranhenses deverão procurar, na Região Metropolitana, o Plantão Central da Delegacia Especial da Mulher e no interior, os núcleos especializados em atendimento à mulher das delegacias regionais.

Canais

As mulheres vítimas de violência também poderão acionar as forças de segurança por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) por meio do 190, além do aplicativo Salve Maria Maranhão, que pode ser baixado em qualquer smartphone. Nele, a usuária deverá preencher um cadastro com suas informações pessoais e, caso precise, acionar a polícia e encontrará um botão específico para isso.

Por meio do Ciops, os maranhenses também podem acionar, em casos de emergência, a Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Criminalística (Icrim), Serviço de Verificação de Óbito (SVO), Perícia Oficial e Corpo de Bombeiros Militar.

Em casos de ocorrências e denúncias não urgentes, os cidadãos também podem entrar em contato com o Disque Denúncia por meio do telefone 181 e do WhatsApp (98) 99224-8660, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além disso, também existe o App Disque Denúncia Maranhão, em que os usuários podem fazer suas queixas a qualquer hora e dia da semana.

Boletins de ocorrência sobre qualquer infração também poderão ser registrados nas delegacias regionais durante feriados e fins de semana ou pela Delegacia Online, sem precisar sair de casa. Para isso, basta acessar o endereço delegaciaonline.policiacivil.ma.gov.br e seguir o passo a passo recomendado.

Fechar