Em 2023, a companhia aérea que menos atrasou voos foi a colombiana Avianca, revela levantamento global feito pela Cirium, empresa de análise de aviação.
A pesquisa, que usa dados de mais de 35 milhões de rotas por ano, considera como pontual os voos que chegam dentro de um intervalo de 15 minutos do horário programado.
Segundo o ranking, a Avianca foi pontual em 85,73% de seus 213 mil voos realizados em 2023. Em segundo lugar, aparece a brasileira Azul, com 85,51% de pontualidade em seus 310 mil voos.
Das empresas de grande porte, a Delta é a mais pontual, com o índice de 84,72% e mais de 1,6 milhão de voos realizados no ano passado.
O ranking da Cirium é realizado há 15 anos e é considerado referência no setor.
Para compensar as diferentes dimensões e modelos operacionais das companhias aéreas, a Cirium considera a capacidade de transporte de passageiros e o número de regiões atendidas pela companhia aérea.
Para se qualificar para a categoria global, uma companhia aérea deve atender a três ou mais regiões internacionais diariamente.
Todos os dados são processados com a ajuda de um conselho consultivo composto por especialistas da indústria da aviação.
Um voo pontual é definido como um voo que chega dentro de 15 minutos da chegada programada ao portão.
Avianca deu um salto na edição deste ano do ranking – saiu da sexta posição em 2022 para o primeiro lugar agora.
“É uma companhia aérea que passou por uma transformação significativa; adotou nova marca e um novo modelo de negócios”, disse Mike Malik, diretor de marketing da Cirium, em uma coletiva de imprensa, citando a recuperação da Avianca após um pedido de recuperação judicial em 2020 no auge da pandemia de covid-19.
A empresa saiu da recuperação judicial em 2021, reduzindo suas dívidas e se reposicionando como uma empresa aérea de baixo custo e rotas ponto a ponto.
Logo atrás da Avianca estava a Azul Linhas Aéreas Brasileiras e, em seguida, a Qatar Airways, com 85,11%.
No entanto, mesmo as melhores companhias aéreas não são tão pontuais nos dias de hoje quanto costumavam ser.
A marca da Avianca – 85,73% de pontualidade – é “cerca de 2 pontos percentuais menor do que costumava ser”, disse Malik.
A mais alta em 2022 foi de 88,9%. Em 2019, foi de 86,7%.