Após ser sede em 2023, o Brasil não irá concorrer para ser o local da final da Copa Libertadores em 2024, e isso também se estende para a Copa Sul-Americana. Na principal competição da América do Sul as chances eram mínimas, já que a ideia é evitar que um país seja sede duas vezes consecutivas.
Com isso, a CBF, Confederação Brasileira de Futebol, decidiu não enviar candidatura e, além disso, sugeriu que o confronto decisivo fosse nos Estados Unidos. Vale destacar que finais como a da Libertadores são extremamente populares e atraem muitos palpites em operadores como a Parimatch Brasil, movimentando as casas de apostas.
De acordo com o colunista Rodrigo Mattos, do UOL, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, deu a ideia da final nos Estados Unidos diretamente para Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol.
Como argumentos, está a possibilidade de maior receita, além de aproveitar todo o crescimento que o futebol está recebendo no país, já que conta com Lionel Messi como atleta do Inter Miami e vão receber a Copa do Mundo em 2026. Além disso, a Conmebol tem boa relação e irá organizar a Copa América no país no próximo ano.
Apesar de pontos interessantes, Alejandro Dominguez deve dar mais uma chance para os países na América do Sul e, apesar de ainda não ter definido, a Argentina é forte candidata para receber a decisão da Libertadores 2024, que será no dia 30 de novembro da próxima temporada.
Brasil é o país que mais recebeu finais no novo formato
Desde 2019 a Copa Libertadores é disputada em final única, ou seja, sem os tradicionais jogos de ida e volta, mas sim com a decisão em uma sede escolhida anteriormente.
Neste formato, o Brasil foi campeão em todas as edições e, curiosamente, foi o país que mais recebeu a final, duas vezes, ambas no Rio de Janeiro, no Estádio do Maracanã. Além disso, Lima, no Peru, Guaiaquil, no Equador e Montevidéu, no Uruguai, também receberam os jogos decisivos.
Brasileiros já garantidos na Libertadores 2024
O primeiro time brasileiro garantido na Copa Libertadores 2024 foi o São Paulo, tricampeão da competição, mas que não vence desde 2005. Os comandados de Dorival Júnior garantiram a classificação após o título da Copa do Brasil.
Outro clube brasileiro que se garantiu foi o Fluminense. O Tricolor Carioca é o atual campeão em um ano espetacular, onde conquistou o bicampeonato carioca e após vencer o Boca Juniors na decisão e conquistar o seu primeiro título da competição.
Além disso, Palmeiras, Flamengo e Botafogo garantiram vaga na Copa Libertadores 2024, mas ainda não sabem se na fase de grupos ou preliminar, já que tem um lugar no G6 garantido, mas ainda não no G4.
São quatro vagas diretas pelo Campeonato Brasileiro, além de duas na pré-libertadores para o 5º e 6º colocado do Brasileirão. Atlético Mineiro, Grêmio, Red Bull Bragantino e Athletico Paranaense ainda estão na briga, mas um deles ficará de fora.