A Boeing está retrabalhando 50 jatos 737 MAX não entregues depois que um funcionário de um fornecedor encontrou recentemente furos mal feitos em algumas fuselagens, um novo problema de produção para o fabricante de aeronaves.
A Spirit AeroSystems, que tem estado no centro dos problemas de qualidade que afetam os 737, forneceu as fuselagens.
A Boeing disse que o problema pode atrasar algumas entregas no curto prazo e que os 737 existentes podem continuar voando. “Este é o único curso de ação dado o nosso compromisso de entregar aviões perfeitos sempre”, disse o chefe comercial da Boeing, Stan Deal, em um memorando aos funcionários no domingo.
A Boeing informou que está finalizando as instruções para o retrabalho e espera saber quanto tempo isso levará nos próximos dias. Deal disse que o funcionário sinalizou para seu gerente dois furos que podem não ter sido feitos exatamente de acordo com os requisitos do fabricante do jato. Atrasos permitirão que a empresa inspecione e, se necessário, resolva eventuais problemas, disse ele.
Um porta-voz da Spirit disse que a empresa está ciente do problema e em estreita comunicação com a Boeing. No ano passado, furos mal feitos pela Spirit na antepara traseira de alguns jatos MAX levaram a atrasos na produção.
A Boeing está enfrentando monitoramento regulatório adicional após o desprendimento de um painel que deveria estar firmemente parafusado em uma aeronave da Alaska Airlines no mês passado. Esse incidente, que também envolveu uma fuselagem da Spirit, seguiu-se a uma série de problemas envolvendo o fornecedor, nenhum dos quais levou a acidentes fatais.
No caso da Alaska Airlines, o fabricante do jato e autoridades da indústria acreditam cada vez mais que os funcionários da Boeing não conseguiram recolocar os parafusos necessários para fixar o painel durante a produção.
Deal também disse que a Boeing instruiu recentemente um grande fornecedor a reter as remessas até que todas as peças atendam aos requisitos, uma medida que, segundo ele, levaria a atrasos na produção. Uma porta-voz se recusou a dizer se Deal estava se referindo à Spirit ou a um fornecedor diferente.
Os executivos da Boeing prometeram revisar as práticas de fabricação e erradicar os defeitos. A empresa disse na semana passada que não estabeleceria metas financeiras para o ano porque se concentra na melhoria da qualidade. Os investidores e os clientes das companhias aéreas, que já têm poucos aviões, temem que o escrutínio intensificado e os esforços da Boeing para melhorar os seus processos possam atrasar as entregas.