O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade estadual gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA) promoveu uma série de atividades em alusão à campanha do Fevereiro Roxo: mês da conscientização da fibromialgia.
Segundo a equipe do HTO, estima-se que pelo menos 3% da população brasileira sofre com esta síndrome, que manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura.
Além da dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e modificações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.
Na manhã desta quinta-feira, 28/02, as fisioterapeutas do HTO, Josiane e Érica, realizaram uma apresentação sobre os aspectos da doença para os acompanhantes e pacientes na sala de espera cirúrgica.
O Fevereiro Roxo também é o mês da conscientização sobre o Alzheimer. As terapeutas Ocupacionais do HTO, Ellen e Dorilene, realizaram na manhã desta sexta-feira, 29/02, uma apresentação sobre a doença e a importância da terapia ocupacional na reabilitação cognitiva desses pacientes.
A atividade também contou com a participação da fonoaudióloga Silvana Neris, que é representante da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer) em São Luís. Ela falou sobre as ações desta associação para os idosos na prevenção e tratamento do alzheimer.