Já está valendo o prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda 2024. Neste ano, a Receita Federal estima que 43 milhões de brasileiros vão prestar contas ao Fisco e eles terão entre hoje (15) e o dia 31 de maio para fazer isso.
Não é nenhuma novidade que os brasileiros gostam de deixar a entrega da declaração para a última hora. Ainda mais quando faltam 77 dias para a data limite.
Por outro lado, quanto mais você demora para acertar as contas com Leão, mais no fim da fila da restituição tende a ficar.
Acontece que a Receita Federal costuma favorecer aqueles que entregam a declaração logo no começo do prazo. E neste ano, você ainda pode ir para o “topo da fila” de restituição seguindo dois passos simples.
A seguir eu explico em mais detalhes como fazer isso.
Dá para acelerar a restituição do Imposto de Renda 2024?
Via de regra, o pagamento das restituições começa assim que acaba o prazo para entregar a declaração.
Ou seja, o 1º lote será pago no dia 31 de maio e depois dele haverá outros 4 lotes pagos entre junho e setembro.
Assim, a Receita Federal estabelece a ordem de prioridades para realizar os pagamentos da seguinte forma:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos e contribuintes com deficiência física ou mental ou portadores de moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
- Demais contribuintes.
Para aqueles que não se enquadram em um dos três primeiros grupos, a posição na fila costumava ser definida pela data de entrega da declaração.
Como já disse, é possível acelerar o processo. Segundo a Receita Federal, terão prioridade na restituição os contribuintes que:
- Utilizarem a declaração pré-preenchida; e
- Optarem pelo pagamento via PIX.
Ao realizar essas duas escolhas o contribuinte pode ficar algumas posições à frente de quem não escolheu o pagamento via Pix, nem utilizou a declaração pré-preenchida.
Mas não se engane, se você deixar para os últimos dias do prazo da declaração, as suas chances de receber a restituição no 1º ou 2º lote diminuem consideravelmente.
Por isso, se você quer receber a sua restituição nos primeiros lotes, a recomendação dos especialistas é entregar a declaração o quanto antes.