Brasil estreia “era Dorival Júnior” em amistoso na Inglaterra

O Brasil enfrenta uma situação incomum em sua história futebolística: três derrotas consecutivas nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026

Fonte: França Melo

Brasil e Inglaterra se enfrentam neste sábado (23), às 16h (de Brasília), no estádio de Wembley, em Londres (ING), em jogo amistoso internacional, que marca a estreia de Dorival Júnior pela seleção canarinho e a continuidade de preparação do English Team para a Eurocopa. Depois o Brasil enfrenta também amistosamente Espanha, dia 26/03 (terça-feira), 17h (de Brasília) e México, dia 08/06.

INGLATERRA: Pickford; Walker, Maguire, Stones e Chiwell; Rice, Henderson e Bellingham; Rashford, Harry Kane e Foden. Técnico: Southgate

BRASIL: Bento (Rafael); Yan Couto (Danilo), Beraldo, Murilo (Fabricio Bruno) (Bremer) e Ayrton Lucas; Douglas Luiz (João Gomes), Bruno Guimarães e Paquetá; Rodrygo, Endrick (Richarlison) e Vini Jr.

O treinador teve alguns problemas para conseguir montar o grupo. Da convocação inicial, Dorival precisou fazer cinco cortes: do goleiro Ederson, dos zagueiros Marquinhos e Gabriel Magalhães, do volante Casemiro, e do atacante Gabriel Martinelli.

A Inglaterra também terá alguns problemas. A seleção comandada por Gareth Southgate terá o desfalque do atacante do Arsenal, Bukayo Saka, que foi cortado por lesão no joelho. Além disso, os ingleses têm o atacante Harry Kane como dúvida. O centroavante do Bayern de Munique pode desfalcar a equipe por dores no tornozelo.

A Inglaterra se prepara para participar da Eurocopa da Alemanha. Nas Eliminatórias, conquistaram 20 pontos sem sofrer nenhuma derrota, marcando 22 gols e sofrendo apenas quatro. Seu último jogo foi um empate em 1 a 1 com a Macedônia do Norte, fora de casa. Apesar do desempenho excelente, Southgate está próximo do final de seu contrato com a seleção da Inglaterra e ainda não sabe se continuará no comando.

Esta será a última convocação antes do torneio. A novidade entre os convocados é o meio-campista Kobbie Mainoo, de 18 anos, do Manchester United. Os principais jogadores em destaque são Jude Bellingham, do Real Madrid, Phil Foden, do Manchester City, Bukayo Saka do Arsenal e Harry Kane, do Bayern de Munique. No entanto, Kane, o camisa 9 da Inglaterra é a principal incerteza para o próximo jogo, após torcer o tornozelo durante uma partida da Bundesliga. Exceto ele, o time titular deve ter poucas alterações diante do Brasil.

Destaque da Inglaterra: Bukayo Saka

O jovem atacante de 22 anos faz a sua segunda grande temporada de alto nível, mantendo médias ótimas em seu clube, o Arsenal, e na seleção inglesa. Nas Eliminatórias da Eurocopa, ele fez quatro gols e deu duas assistências em sete jogos. Mesmo ficando fora por lesão durante algum tempo na Premier League, Saka é o quinto jogador com mais participações em gols (21). Além disso, no Campeonato Inglês ele acerta 2,5 passes decisivos por jogo.

O Brasil enfrenta uma situação incomum em sua história futebolística: três derrotas consecutivas nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, deixando a seleção em sexto lugar, a última posição que garante vaga direta sem a necessidade de repescagem. Após os resultados decepcionantes com Fernando Diniz, a seleção brasileira iniciará um novo ciclo sob o comando de Dorival Júnior jogando de azul neste sábado.

Oito dos convocados são estreantes, com jogadores como Ederson, Marquinhos e Casemiro, lesionados, ficando de fora. Isso sem falar em Neymar, que segue fora até mesmo da Copa América. Na ausência de Neymar, Vini Júnior do Real Madrid assumiu o papel de principal liderança da seleção brasileira. Foram seis gols nos últimos quatro jogos somando La Liga e Champions League. Em toda temporada 2023/24 já são oito gols e sete assistências, e grandes chances de Vini ter a sua temporada mais artilheira da carreira.

CONVOCADOS DO BRASIL

Goleiros: Bento (Athletico-PR), Léo Jardim (Vasco) e Rafael (São Paulo)

Laterais: Ayrton Lucas (Flamengo), Danilo (Juventus), Wendell (Porto)e Yan Couto (Girona)

Zagueiros: Beraldo (PSG), Bremer (Juventus), Fabrício Bruno (Flamengo) e Murilo (Palmeiras)

Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo)

Atacantes: Endrick (Palmeiras), Pepê (Porto), Galeno (Porto), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid)

O histórico do duelo é mais do que favorável aos brasileiros. Em 26 duelos na história, a seleção brasileira saiu vitoriosa em 11 oportunidades, com outros 11 empates e apenas quatro triunfos ingleses. A situação, porém, muda bastante quando os jogos são em Wembley. Em 12 jogos no mítico estádio de Londres, o Brasil venceu apenas duas vezes, em 1981 e 1995, com sete empates e três derrotas.

A última derrota, inclusive, foi justamente em uma estreia de treinador. Em fevereiro de 2013, Ronaldinho Gaúcho perdeu pênalti, e o gol de Fred foi incapaz de tirar o triunfo inglês por 2 a 1 sobre a equipe de Felipão, com gols de Frank Lampard e Wayne Rooney.

Quatro anos depois, a seleção voltou a Wembley para um amistoso antes da Copa do Mundo. Sob comando de Tite, o Brasil, que vinha de uma série impressionante de resultados nas eliminatórias, empatou por 0 a 0, em jogo que causou até mudanças táticas na equipe verde e amarela.

Todos os jogos entre Brasil e Inglaterra em Wembley:

2017 – Inglaterra 0 x 0 Brasil

2013 – Inglaterra 2 x 1 Brasil

2007 – Inglaterra 1 x 1 Brasil

2000 – Inglaterra 1 x 1 Brasil

1995 – Inglaterra 1 x 3 Brasil

1992 – Inglaterra 1 x 1 Brasil

1990 – Inglaterra 1 x 0 Brasil

1987 – Inglaterra 1 x 1 Brasil

1981 – Inglaterra 0 x 1 Brasil

1978 – Inglaterra 1 x 1 Brasil

1963 – Inglaterra 1 x 1 Brasil

1956 – Inglaterra 4 x 2 Brasil

Fechar