A 13ª rodada, a penúltima da 1ª fase do Campeonato Maranhense, que começou ontem (23), com Superclássico, tem sequencia neste domingo (24), com duas partidas muito importantes para o futuro das equipes nessa reta final da fase de grupo. Às 16h00, o Tuntum recebe o Chapadinha e no mesmo horário Cordino enfrenta Pinheiro, no Leandrão, numa partida que pode “decretar” o rebaixamento da “Onça” de Barra do Corda.
Só a vitória interessa ao Cordino, empatando ou perdendo estará rebaixado, pois é o lanterna com 6 pontos (1 vitória) e só pode chegar a 12 pontos, que já tem o Pinheiro (6º), com 2 vitórias. O Búfalo da Baixada mesmo se vencer não entra no G4, já que o Moto, que jogou ontem (23), tinha 15 pontos (4 vitórias), mas encosta na zona de classificação, porém, se perder praticamente dará adeus a classificação para as semifinais.
O Pinheiro ainda tem que “secar” o Tuntum (5º), que tem 13 pontos e se vencer pode até entrar no G4, dependo do resultado do Moto no jogo de ontem (23), contra o Sampaio, mas se tropeçar pode se complicar na briga pela classificação as semifinais (1ºx4º e 2ºx3º), mesmo tendo um jogo também teoricamente fácil na última rodada (14ª) e em casa, contra Cordino. O Chapadinha está no páreo, pois ainda tem 3 jogos para disputar.
Vencendo os três jogos, chega aos 17 pontos brigando pela classificação e livre da “degola”, mas são jogos difíceis em Tuntum e Pinheiro. Antes da última rodada, no dia 27/03 (quarta-feira), o Chapadinha enfrentará em casa o Sampaio, em jogo atrasado da 11ª rodada. Já a 13ª rodada só será encerra no dia 30/03 (sábado), com o jogo Maranhão x Imperatriz, às 16h, no Castelão. Ou seja, Tuntum, Pinheiro e Chapadinha tanto podem avançar como podem cair.