Como usar smartphones de forma segura com uma VPN grátis

Há dados de que agentes de ameaças conseguiram obter as informações pessoais de 223 milhões de brasileiros em um banco de dados não seguro

Fonte: Assessoria

À medida que usamos cada vez mais os smartphones não apenas para entretenimento, mas também para o trabalho, a segurança das informações e desses dispositivos está se tornando extremamente importante. Todos os anos, no Brasil, quase metade dos smartphones é roubada. Além disso, há dados de que agentes de ameaças conseguiram obter as informações pessoais de 223 milhões de brasileiros em um banco de dados não seguro, colocando-os em perigo. Diante dessas informações, vamos relembrar mais uma vez as regras básicas de segurança da informação ao usar smartphones.

Proteja seus dados e sua privacidade on-line com uma VPN grátis.

Uma das primeiras e mais importantes etapas para proteger seus dados é tornar o uso de uma VPN grátis um hábito, e isso não custa nada. Uma VPN (rede virtual privada) é uma tecnologia que garante a transferência segura de dados e permite que você mantenha o anonimato on-line. Não importa o que você faça on-line, seja navegar em sites, corresponder-se com colegas ou fazer pagamentos on-line, a VPN criptografa as informações sobre suas ações. Os dados serão transmitidos ao destinatário final por meio de um servidor VPN remoto, por meio de um canal seguro criado com base nos protocolos de transferência de dados da VPN. Isso minimiza o risco de perda de dados durante a transmissão.

Além disso, a VPN grátis não exibe seu endereço IP a terceiros. Assim, você pode permanecer anônimo on-line e suas ações durante diferentes sessões on-line não podem ser vinculadas umas às outras.

É importante instalar uma VPN não apenas no seu PC, mas também em dispositivos móveis, especialmente telefones. Esses dispositivos são os que você usa com mais frequência para se conectar a redes Wi-Fi públicas não seguras. Alguém pode pensar que usar uma VPN é complicado, mas a tecnologia está evoluindo e você não precisa mais ser um especialista técnico para baixar e usar uma VPN em seus dispositivos.

Como fazer o download de uma VPN grátis para Android:

1) Abra a Google Play Store e procure o aplicativo de VPN que você escolheu.

2) Clique em download e aguarde até que o processo seja concluído.

3) Abra o aplicativo e leia os termos de serviço.

4) Escolha um dos servidores disponíveis na versão gratuita e clique em Conectar.

E pronto, após essas quatro etapas, você conectou a VPN e todos os seus dados serão transferidos com segurança.

Para instalar uma VPN grátis em um dispositivo Apple, siga as mesmas etapas, mas vá para a loja de aplicativos oficial apropriada.

Faça download de atualizações e aplicativos das lojas oficiais.

Evite instalar aplicativos de lojas não autorizadas, mesmo que isso seja tecnicamente viável. As lojas de aplicativos oficiais funcionam como filtros, impedindo que programas nocivos entrem no mercado. No entanto, nenhuma loja de aplicativos pode oferecer 100% de segurança, nem mesmo o Play Market para Android e a App Store para iOS. Portanto, antes de fazer download de aplicativos inúteis, considere suas opções cuidadosamente.

Atualize seus aplicativos e seu sistema operacional regularmente.

Essa regra básica de segurança permitirá que você evite vazamentos de dados devido a pontos fracos do software. Para evitar lidar com problemas iniciais, alguns usuários podem adiar a atualização do sistema operacional. No entanto, esperar muito tempo pode comprometer a segurança dos dados. As atualizações frequentemente incluem correções para falhas de segurança. Em geral, é recomendável instalar as atualizações assim que estiverem disponíveis ou ativar as atualizações automáticas.

Verifique quais informações você autorizou os aplicativos a acessar.

Ocasionalmente, os aplicativos podem solicitar direitos de acesso não relacionados à sua função principal. A coleta e a venda de dados do usuário é um dos muitos motivos por trás disso. Sempre considere como a solicitação de direitos de acesso está relacionada à tarefa que o aplicativo pretende realizar.

Use uma senha forte para proteger seu telefone.

Embora pareça claro, muitas pessoas continuam a ignorar esse princípio. No Brasil, a cada ano, cerca de metade de todos os smartphones são roubados. A única coisa que salvará seus dados nessa situação é uma senha forte. Use caracteres, números e símbolos para criar senhas complexas que sejam difíceis de descobrir. Crie senhas exclusivas para cada dispositivo e aplicativo.

Ative a autenticação de dois fatores para todos os aplicativos que contêm informações confidenciais sobre você.

Use um software antivírus confiável.

Você pode identificar e se livrar de malware do seu smartphone usando um software antivírus confiável. Além disso, ele pode permitir que você remova cookies, limpe seu histórico de navegação e identifique aplicativos perigosos antes de baixá-los.

As regras listadas acima são básicas, mas são as que protegerão seus dados pessoais se você as seguir. Não é difícil se acostumar a se conectar a uma VPN quando estiver on-line, atualizar seus aplicativos e instalar um antivírus. É hora de tornar isso um hábito e ficar um passo à frente dos ladrões.

 

Fechar