Nesta quarta-feira (3), mais uma escola completamente requalificada foi entregue em São Luís, desta vez a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Camélia Costa Viveiros, na comunidade do Coroado.
A reforma, conduzida pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), faz parte do programa Escola Nova, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que desde o primeiro ano de gestão do prefeito Eduardo Braide, em 2021, entregou mais de 170 unidades.
A escola, fundada em 1970, inicia agora em um novo capítulo na qualidade do ensino, tanto para os estudantes quanto para os profissionais que dela fazem parte. Durante os últimos 25 anos, a escola recebeu apenas reparos simples, mas agora está completamente renovada. A unidade atende a 684 estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
Presente na solenidade, a vice-prefeita Esmênia Miranda enfatizou a importância de uma infraestrutura adequada para aprimorar a qualidade do ensino em toda a rede educacional.
Reconstrução
Diversas melhorias foram realizadas na U.E.B. para proporcionar um ambiente mais funcional e confortável para todos. Destacam-se a construção do refeitório com climatização, sala de jogos, sala de recursos, ampliação da cozinha, que também ganhou freezer, fogão e outros equipamentos novos. A sala da secretaria e a sala da coordenação agora funcionam separadas, graças à ampliação e redivisão dos espaços.
As intervenções incluíram renovação da estrutura do teto, forro, piso e paredes; pintura completa; adaptação para acessibilidade; substituição das instalações elétricas e hidrossanitárias; substituição das janelas de madeira por janelas de alumínio e vidro; e todo o mobiliário novo. Destaque ainda para a instalação de ar-condicionado em todas as salas, proporcionando conforto térmico aos alunos e professores.
Em uma solenidade repleta de agradecimentos, pais, alunos e equipes da escola se reuniram para receber com alegria a nova unidade. A gestora Waldinéia Duarte Reis expressou sua gratidão e demonstrou alívio após anos de espera.
“Como diz eclesiastes, tudo tem seu tempo determinado debaixo do céu, e há mais de 20 anos esperávamos por esse momento. Graças a Deus esse dia chegou e estamos aqui, o grupo docente da Camélia Costa Viveiros para agradecer ao prefeito que nos deu esse presente, essa escola que ficou muito bonita”, complementou a professora Ivana Rosa de Oliveira.
Empolgados, os alunos Davi Chagas Pinto, de 12 anos, e Flávio Roberto Pereira, de 14 anos, ambos do sétimo ano, falaram dos novos ar-condicionados e de todos os novos espaços.
“Eu vou precisar trazer casaco para a escola. Tá bom demais. A escola tá no grau”, celebrou o pequeno Davi. “Antes, a escola estava muito feia, agora até sala de jogos tem, gostei demais”, disse Flávio Pereira.
A cerimônia de entrega contou com as presenças de autoridades e membros da gestão municipal, incluindo o secretário Diego Rodrigues (SMTT); a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; a secretária adjunta da Semosp, Leilane Alves; o secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Maurício Hiluy; os vereadores Karla Sarney (PSD) e Daniel Oliveira (PSD); e os suplentes de vereadores Barbosa Lages e Armando Costa.