Figuras importantes no dia a dia do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), as mulheres tiveram uma semana muito especial e de muitas homenagens na unidade estadual administrada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA).
Na terça, dia 05/03, na Sala de Espera Cirúrgica, foi realizada uma roda de conversa com os acompanhantes e profissionais do HTO, com o tema “Sororidade Feminina”. A psicóloga Carolina e a fonoaudióloga Milai conduziram o momento para ratificar o quanto a mulher é especial.
No quarta, 06/03, o tema escolhido para a roda de conversa foi: “Dependência Emocional e Relacionamento Abusivo”, com a psicóloga Franciane de Jesus. A profissional conduziu o momento levando informações consideradas de extrema importância para a mulher.
“Saber identificar os sinais de dependência emocional é o primeiro passo para quebrar o ciclo do relacionamento abusivo”, frisou.
Uma blitz nos setores do HTO destacou o tema “Mulheres Extraordinárias”. Ao longo do tempo, várias personalidades femininas deram sua contribuição na ciência, na política, na arte e em vários outros setores.
Mulheres que enfrentaram preconceitos e superaram obstáculos, que lutaram para alcançar os direitos conquistados.
Durante a blitz, foram relatadas histórias das mulheres extraordinárias do HTO, que fazem a diferença no seu lar, no trabalho e que lutam para conquistar todos os sonhos e objetivos.
Na quinta-feira, 07/03, na Sala de Espera Cirúrgica, ocorreu uma roda de conversa especial com Djanne Reis (Serviço Social) sobre a valorização feminina. O tema foi: Álefe. Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas. Provérbios 31:10. A palestra mostrou como as mulheres são valiosas, principalmente aos olhos de Deus
No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, houve um bate-papo de grande importância, que é a saúde íntima feminina, assuntos que são tabu, ou ainda desconhecidos por algumas mulheres.
Momento de troca de experiências, em que foram tiradas dúvidas com a fisioterapeuta pélvica Priscilla Pereira. “Papo descontraído, mas que foi tratado com bastante seriedade, despertando curiosidades e atenção sobre o cuidado com a saúde íntima da mulher, para que se previna de problemas futuros, como a Incontinência urinária, entre outros”, destacou.