Publicidade
Carregando anúncio...

Fotografar esportes: Registrando momentos intensos

A complexidade e técnica de fotografar eventos desportivos, a importância de encontrar ângulos únicos, utilizar o modo de disparo contínuo e ter o equipamento adequado

Fonte: Assessoria

Capturar o movimento, a dinâmica e os momentos mais marcantes de um evento esportivo, seja um jogo de futebol ou hóquei, rugby, corrida ou tênis, não é tão simples quanto pode parecer à primeira vista. Se você já prestou atenção aos fotógrafos em um estádio de futebol – seu equipamento pode causar surpresa – grandes lentes, tripés, muitos acessórios e o rastreamento contínuo de cada movimento.

0o4Zk3lkZj97fJBiUQheFGLKbAZ5w4TY0lvRdMkwjAthJu2YPEDaCRSXj85vXY4-VjJLwxY4ADGloa1u7SJMglmPnclypkf68rYoxbOWkB52SSBghapaUNk4J20R3upctfBoVJD852WCqyK4pZkLqXM

Mas antes de entrar para a liga principal de fotógrafos, é preciso aprender, e a melhor maneira é através de pequenos jogos e eventos, onde você pode praticar suas habilidades de fotografia. A fotografia de eventos esportivos, assim como o uso de https://retouchme.com/pt editores de fotos online, abre amplas oportunidades criativas, sendo uma excelente chance de experimentar alguns dos modos e recursos da câmera que você nunca usou antes.

Recomendações Principais

Essas dicas ajudarão você a utilizar ao máximo as capacidades de sua câmera durante eventos esportivos.

Encontre um novo ponto de vista

Na maioria dos eventos esportivos, a maioria dos fotógrafos estará captando de um único ponto de vista, então pense em como você pode se destacar na multidão. Talvez valha a pena deitar no chão e tentar fotografar de baixo? Ou fazer uma foto simétrica dos jogadores de cima?

Use o modo de disparo contínuo

Na maioria dos casos, os fotógrafos capturam quadros individuais, mas em esportes dinâmicos como rugby ou futebol, capturar os momentos mais dramáticos requer capturar o momento perfeito. Portanto, os fotógrafos esportivos usam o modo de disparo contínuo.

Para ativar essa função, vá ao menu de modos de disparo do obturador. Às vezes, na parte superior da câmera, há um disco para selecionar diretamente o modo. A maioria das câmeras pode fotografar em modo contínuo a uma velocidade de 5 a 12 quadros por segundo. Assim, ao final da sessão de fotos, você poderá revisar todas as imagens e escolher aquela que melhor captura o momento, como uma defesa incrível do goleiro.

qQFTyQR-_t9dOuhAUbbJ9-FoaCeCWSKMfqBQh-qxzt_PqlH-fAWupXqGi5QSU2NpixPyslmBn3gcUedP2AakTWIbulQdr1U7HU0-5o_j26Bldnh9ra-hjT9TdnCnv9aIzS9EhMgDxxniT5zQlWe0tx8

Equipamento de Fotografia

Em quais ferramentas você pode confiar?

  • Lente telefoto de alta luminosidade: praticamente todos os fotógrafos esportivos usam lentes telefoto de 200, 300 ou 500 mm ou um zoom equivalente. A lente deve ter uma boa abertura, já que geralmente há pouca iluminação para fotografar em ambientes fechados com exposição curta. Capturar o momento é crucial na fotografia esportiva, e para garantir uma imagem nítida, clara e sem borrões.
  • Câmera com autofoco de rastreamento: é difícil fotografar objetos em movimento rápido, as câmeras padrão demoram um pouco após pressionar o botão do obturador, e o obturador dispara com um atraso de uma fração de segundo. Portanto, o fotógrafo deve ser capaz de antecipar o quadro e pressionar o botão do obturador um momento antes que algo interessante aconteça, e o autofoco de rastreamento ajuda a não errar. Nas câmeras profissionais, existe a função de autofoco dinâmico, que permite manter o objeto em movimento nítido, mesmo que esteja sendo coberto por outros objetos.
  • Monopé: é um tripé de uma perna para a câmera ou a lente, permitindo que o fotógrafo fixe a câmera e tire o peso das mãos. É leve e móvel, o que é crucial para um correspondente esportivo.

Você pode fotografar esportes não apenas durante grandes competições; muitas vezes, mesmo competições locais oferecem a oportunidade de tirar uma boa foto dinâmica.

Sensibilidade Ideal para Fotografar Esportes

Para fotos durante o dia ao ar livre, o valor ideal de sensibilidade à luz (ISO) é 100. Com uma sensibilidade mínima e luz suficiente, você obtém imagens de alta qualidade sem ruído.

Mas quando a luz é insuficiente, especialmente ao fotografar com exposições curtas, é necessário aumentar o ISO para 800, 1600 ou até 3200. Câmeras amadoras nessas configurações podem produzir muito ruído digital, enquanto câmeras profissionais com lentes luminosas se saem bem.

tcrUiQoF-w3kh7cV3rOSSfDJcr-4x84U-KZclOmNEPb6C3H8PN53ybPmzateoDXpv8kfSEfQ3yCx37R4FWDB1NlgFpF8ti2YApBPd318UUZ0tpVTRrMYcWSQwj6KvZF6yQMm-JOyjk87WHxeNYfN5bw

Fotografia com Panning

Para competições em que os atletas seguem uma trajetória predefinida, a técnica de panning é eficaz.

  • Focalize o objeto em movimento, pressione o botão do obturador até a metade e, em seguida, mova a lente atrás do objeto e pressione o botão do obturador no momento mais vantajoso, mantendo a câmera seguindo o objeto até o obturador se fechar.
  • Configure a velocidade do obturador para 1/60, 1/30 segundo ou mais, dependendo da velocidade do movimento. É necessário obter uma imagem em que o participante em movimento esteja nítido e o fundo esteja borrado. Essa técnica permite transmitir o movimento na foto, a sensação de velocidade do atleta.

Fotografia Esportiva é uma atividade fascinante, mas não a mais fácil. O principal é entender as configurações da câmera para evitar fotos borradas. Normalmente, essas fotos não precisam de uma retificação complexa e demorada. Basta remover detalhes indesejados que possam ter entrado na foto, adicionar nitidez e ajustar a paleta de cores.

Fechar