As fortes chuvas que caíram nos últimos dias no Maranhão deixaram vários trechos interditados, como na altura do km 598 da BR-222, no município de Bom Jesus das Selvas, onde uma cratera se formou no último dia de 26 de março.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou os trabalhos e liberou a via no dia 30 de março. No entanto, o trecho foi novamente atingido por um grande volume de água, no último dábado, 30, e foi reaberto, causando a interdição do tráfego.
Outro trecho na BR-222 que ficou interditado foi no km 363, entre as cidades de Santa Inês e Santa Luzia do Tide, no norte do estado. A circulação de veículos está impossibilitada desde a madrugada desse domingo (14), após as fortes chuvas. O alagamento cobriu a passagem pelo desvio ao lado do trilho do trem da Vale.
A PRF informou que a passarela construída ao lado também foi interditada, por causa da subida do nível das águas. A liberação do desvio para a circulação de veículos ainda vai depender do volume das águas do rio.
Com os trechos afetados, a PRF recomendou algumas rotas alternativas, que, embora sejam mais distantes para chegar até a região tocantina, são consideradas mais seguras para a população.
Conforme a PRF, quem está no noroeste do Maranhão e deseja seguir para a região tocantina, será preciso contornar a Serra do Gurupi, em direção ao Pará, pela BR-316. Em seguid, é só pega a esquerda em direção à BR-010, saindo depois da cratera.
Para quem está na região da Grande Ilha, o trajeto recomendado é pegar caminho em direção ao município de Peritoró, na BR-135, passando pela BR-316. Chegando na cidade, o condutor deverá seguir novamente a BR-135, em direção a Presidente Dutra e depois virar à direita na BR-222, indo a Tuntum, Barra do Corda e Grajaú.
BR-316
Neste domingo, 14, o km 267 da BR-316, em Santa Inês, foi bloqueado devido às fortes chuvas. O asfalto rompeu na região do povoado Estaca Zero. A via é a principal BR que interliga as cidades de Belém/PA a Teresina-PI.
Por meio das redes sociais, o governador Carlos Brandão se manifestou sobre os problemas nas BRs.
“Já acionamos o Dnit e as autoridades competentes para que sejam tomadas as providências necessárias nos dois trechos da BR-222, após o rompimento ocasionado pelas fortes chuvas. Outros pontos que precisam de atenção também foram destacados. Seguimos acompanhando os procedimentos”, destacou o governador.