Suspeito de recrutar eleitores para transferência fraudulenta de domicílio é preso pela PF

Investigado foi candidato a vereador em eleição anterior na cidade de São José de Ribamar.

Fonte: Com informações da PF

PF investiga transferência fraudulenta de domicílio eleitoral no Maranhão (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira, 17, a Polícia Federal deflagrou a Operação Falsum Sit Home, com o objetivo de combater crimes típicos do período pré-eleitoral. Foram cumpridas duas medidas judiciais expedidas pela 47ª Zona Eleitoral de São José de Ribamar/MA, sendo um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão.

Segundo a PF, trata-se de investigação que apura um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral por meio da apresentação de documentos falsos.

A polícia apurou-se que o alvo dos mandados é o principal responsável por recrutar eleitores e acompanhá-los ao cartório eleitoral para realizar a solicitação de mudança de domicílio eleitoral, mediante apresentação dos documentos falsos. A PF suspeita que ele seja, também, o responsável pela falsificação das documentações.

Até o momento, foram identificados 16 eleitores que transferiram fraudulentamente seu domicílio eleitoral para São José de Ribamar/MA, com auxílio do investigado. Identificou-se ainda que o indivíduo preso foi candidato a vereador em eleição anterior, demonstrando possível interesse na manipulação do resultado do pleito vindouro, ressaltou a PF. O investigado não teve o nome divulgado.

As ações desta quarta foram concentradas no município de Paço do Lumiar/MA, e visam assegurar a regularidade do cadastro eleitoral e do pleito que se aproxima, bem como evitar prejuízos à soberania popular, destacou a Polícia Federal.

Fechar