Publicidade
Carregando anúncio...

Polícia apreende paredão de som com quase 20 decibéis acima do permitido

A Secretaria de Segurança Públicadeterminou a apreensão dos equipamentos por poluição sonora.

Fonte: Com informações de Eric Souza, g1 PI

Polícia apreende paredão de som com quase 20 db acima do permitido (Foto: Divulgação/PCPI)

No último sábado, 27, a polícia apreendeu um paredão de som com quase 20 decibéis acima do limite permitido pela Lei do Silêncio. A apreensão ocorreu na Avenida Maranhão, Zona Sul de Teresina, após denúncias de moradores.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) determinou a apreensão dos equipamentos por poluição sonora. Moradores de Teresina e Timon denunciaram o abuso, causado pelos carros posicionados nos lava-jatos da avenida.

O delegado Wilon Araújo, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), informou que o paredão apreendido é dividido em duas partes: uma fixa, acoplada ao porta-malas do carro, e outra móvel, que fica acima da primeira. O veículo conta ainda com um gerador de energia elétrica no teto.

“Este carro de som registrou entre 74 e 76 decibéis, quase 20 níveis acima do permitido pela lei durante o dia. Levamos os equipamentos para a sede da DPMA”, apontou o delegado, responsável pela operação deste sábado.

Segundo Wilon, o dono do carro respondeu a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por perturbação do sossego alheio, mas foi liberado logo depois. Ele deve participar de uma audiência judicial no Juizado Especial Cível e Criminal.

“O crime de perturbação do sossego acontece quando o aparelho de som ultrapassa 60 decibéis durante o dia e 55 durante a noite. A poluição sonora, por sua vez, ocorre acima de 81 decibéis”, explicou.

Moradores dos bairros Cajueiro e Mateuzinho, em Timon (MA), denunciam, há cerca de cinco anos, a poluição sonora de carros de som na Avenida Maranhão, em Teresina. As cidades são separadas apenas pelo Rio Parnaíba, e o barulho dos paredões atravessa facilmente a divisão entre os dois estados, causando muitos transtornos.

Fechar