Poeta Luís Augusto Cassas e o Sarau pra Embalar São Luís

O evento que vai embalar a capital maranhense será acompanhado por amigos do autor, poetas e compositores, em versão dupla, nos dias 18 e 23 de maio.

Fonte: Redação

Poeta Luís Augusto Cassas lança obras em São Luís (Foto: Biné Morais)

O poeta Luís Augusto Cassas está em São Luís para uma jornada de lançamentos literários, que englobam cinco livros de poemas. O sarau que vai embalar a capital maranhense será acompanhado por amigos do autor, poetas e compositores, em versão dupla, nos dias 18 e 23 de maio.

A agenda do dia 18 de maio ocorrerá na Livraria Amei, no São Luís Shopping, a partir das 17h30, e no dia 23/05, o Miolo Bar, na Avenida Litorânea, às 19h, receberá os convidados do autor, para uma noite de poesia, música e harmonia, sob a lua cheia.

O Sarau para embalar São Luís traz a poesia como forte expressão de beleza e alegria.

Para o poeta Cassas, “nossa cidade está a precisar do amor e ternura de filhas e filhos. E o impulso para a estima coletiva, a partir da poesia, um dos eixos culturais de maior aporte, pode ser uma grande rede para embalar lendas e tradições, a partir da poesia e música, que são partes profundas de nossa universalidade tropical. Acendamos o fogo. Toquemos os tambores do coração”, declamou.


O eixo central dessa jornada literária será o lançamento simultâneo de cinco novos livros de poemas de Luís Augusto Cassas, que apresenta sazonalmente à cidade os frutos de suas mãos. Serão lançadas as obras “Quatrocentona: Código de Posturas e Imposturas Líricas da Cidade de São Luis do Maranhão”; “República dos Becos e Novos Poemas”; “Titanic-Boulogne: A Canção de Ana e Antônio”; “Uma Bota para Netuno”. Sua obra já atinge trinta títulos.

“Muitos parabéns, caríssimo Cassas: lançar tantos livros de qualidade é empreitada para poucos”, afirmou pelas redes sociais o escritor e poeta Antonio Carlos Secchin,” da Academia Brasileira de Letras.

A programação de lançamentos terá início na Livraria Amei, em noite de lua crescente, na Livraria Amei. Das 17h30 às 19 horas, ocorrerá a sessão autógrafos do Poeta com show de flauta de João Neto. Em seguida, leitura de poemas, com apresentação de Rogener Almeida Costa. No elenco: Rogener, Márcia Manir, Pergentino Holanda, Lindevânia Martins, Josias Sobrinho, Socorro Teixeira, Geetesh, Lúcia Santos, Fernando Abreu, Silvana Pantoja, Kissyan Castro,
Marco Antônio Teixeira, Cristina Murillo, Claudiana Cotrim, Rogério Rocha e Eugenia Neves.

No segundo Sarau pra Embalar São Luís, noite de lua cheia, no Miolo Bar, na Avenida Litorânea, das 19 às 20 horas, sessão de autógrafos do poeta com fundo musical do Trio Chorão, sob a batuta de João Neto, flauta, Mano Lopes, violão, e Vandico Monteiro, no pandeiro.

Das 20 às 21 horas, leitura de poemas com o elenco de poesia. Rogener Almeida Costa, Márcia Manir, Pergentino Holanda, Lindevânia Martins, Josias Sobrinho, Socorro Teixeira, Geetesh, Lúcia Santos, Fernando Abreu, Silvana Pantoja, Kissyan Castro, Marco Antônio Teixeira, Cristina Murillo, Claudiana Cotrim, Rogério Rocha e Eugenia Neves.

Das 21 às 22h, Sarau Musical com os compositores e cantores: Chico Maranhão, Josias Sobrinho, Sérgio Habibe, Gerude e Joãozinho Ribeiro. Além de cantarem, eles apresentarão parcerias com o poeta e lerão poemas.

A partir das 22h horas, 90 minutos de apresentação do Trio Chorão e encerramento.

Cassas e visão pessoal da poesia

“A poesia abriu-me a possibilidade de trabalho com o fogo. A luz. A noite. O trabalho dos dias. A vivência íntima com a profundidade. As potências de Eros. O sexo. O amor. A compaixão. O ponto zeus e o zen. O esotérico e o exotérico. Fui buscador e não-buscador. A fé mediou o encontro entre o Menino do Abismo e o Ancião dos Dias. Tudo foi motivo do verso. O pneu e o pneuma. As núpcias da loucura do divino e a sabedoria do mundo. A água pesada e a água viva”, conclui o poeta.

Fica o convite para aproveitar essa temporada de poesia e música.

Fechar