MCTI preside 3ª Reunião do GT de Pesquisa e Inovação do G20 em Pernambuco

O encontro, que será presencial, será o primeiro do G20 fora da capital federal

Fonte: Com informações do (MCTI).

53705552089_8e300b35f3_6k.jpg

Divulgação: Audiovisual G20 Brasil

Tem início nesta quarta-feira (22), em Recife (PE), a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação do G20, GT presidido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Representantes de mais de 40 delegações, entre membros do G20, países convidados e organizações internacionais, devem marcar presença no encontro presencial que será realizado no Centro Cultural Cais do Sertão, na capital pernambucana, até a sexta-feira (24). Esta será a primeira reunião do G20 no Brasil que ocorre fora de Brasília.  A ministra do MCTI, Luciana Santos, comandará a abertura, que também vai contar com a participação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e da vice-prefeita da capital do estado, Isabella de Roldão.

Após a solenidade, uma coletiva de imprensa será realizada. Profissionais de comunicação interessados em participar tanto da mesa de abertura quanto da coletiva devem solicitar credenciamento através do G20 Brasil – evento:

3rd Research and Innovation Working Group Meeting.

O GT foi criado com o objetivo de tratar a importância da cooperação internacional em pesquisa e inovação como uma potente ferramenta para a redução de desigualdades, além de combater as assimetrias no acesso e na produção científica. Ao longo de três dias, o Grupo discutirá temas como democratização da ciência, preservação da Amazônia, biodiversidade, transição energética, controle de pandemias e políticas de promoção da diversidade, entre outros. Na quinta-feira (23), uma apresentação será realizada sobre o Porto Digital, parque tecnológico localizado no Recife, cujo ecossistema estadual de CT&I é um exitoso exemplo quando comparado a países mais desenvolvidos.

A meta é fomentar um desenvolvimento global que seja justo e sustentável, beneficiando a sociedade como um todo e preservando o meio ambiente para as futuras gerações. Essa abordagem busca promover a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos e recursos entre diversos setores e regiões do mundo.

Fechar