Os principais executivos da Boeing entregaram à Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) nesta quinta-feira, 30, um plano para melhorar a qualidade e a segurança de seus aviões. A empresa prometeu abordar questões sistêmicas que prejudicaram sua reputação e colocaram a fabricante de aeronaves no centro de várias investigações federais.
A Boeing detalhou essas e outras medidas durante uma reunião de três horas com o administrador da FAA, Mike Whitaker, na qual a empresa apresentou um “plano de ação abrangente” que o órgão regulador solicitou em fevereiro.
Whitaker havia dado à Boeing 90 dias para desenvolver um plano de melhorias abrangentes de segurança depois que um painel, conhecido como “plugue da porta”, explodiu em um jato 737 Max 9 que voava a cerca de 16 mil pés em 5 de janeiro. Ninguém ficou gravemente ferido durante o voo.
A FAA disse em um comunicado que os líderes “seniores” da agência “se reuniriam com a Boeing semanalmente para analisar suas métricas de desempenho, progresso e quaisquer desafios que estejam enfrentando na implementação das mudanças”.
A Boeing também foi obrigada a abordar as conclusões de um painel de especialistas convocado pela FAA no ano passado, que revelou problemas persistentes com a cultura de segurança da empresa. Whitaker disse que a Boeing aceitou todas as recomendações feitas pelo painel no relatório.
“Precisamos ver um compromisso forte e inabalável com a segurança e a qualidade que perdure ao longo do tempo”, disse Whitaker em uma coletiva de imprensa na quinta-feira. “Trata-se de uma mudança sistêmica, e há muito trabalho a ser feito.”
Em um comunicado, a Boeing disse que o plano de ação que entregou à FAA foi baseado no feedback que recebeu dos funcionários e em conversas com o órgão regulador. A Boeing forneceu alguns detalhes adicionais sobre as medidas que estava tomando para melhorar a qualidade, mas não tornou público o plano de segurança.
Em um e-mail enviado aos funcionários, Stephanie Pope, chefe da unidade de aviões comerciais da Boeing e diretora de operações, disse que a empresa está investindo em treinamento, simplificando planos e processos, eliminando defeitos e melhorando a qualidade e a segurança.
A empresa fez algumas mudanças, incluindo a expansão do treinamento para novos contratados de 10 semanas para 14 semanas; ajudando os gerentes a passar mais tempo no chão de fábrica e menos tempo em reuniões; aumentando as inspeções na Boeing e em um dos principais fornecedores; além de encomendar mais ferramentas e equipamentos.
“Muitas dessas ações estão em andamento e nossa equipe está comprometida com a execução de cada elemento do plano”, disse o CEO da Boeing, David Calhoun, em um comunicado. “É por meio desse processo contínuo de aprendizado e aprimoramento que nosso setor tornou a aviação comercial o meio de transporte mais seguro. As medidas que estamos tomando hoje fortalecerão ainda mais essa base.”
A empresa também realizou mais de 20 reuniões em todo o mundo, interrompendo o trabalho para obter feedback dos funcionários sobre a melhoria da qualidade. Mais de 70 mil funcionários da Boeing participaram, fornecendo dezenas de milhares de comentários, informou a empresa.
Whitaker, que se reuniu na quinta-feira com Calhoun, disse que planejava continuar a se reunir semanalmente com a Boeing para garantir que as ações fossem executadas corretamente e em tempo hábil. Whitaker se reunirá novamente com o CEO da Boeing em setembro. Calhoun disse que planeja deixar o cargo no final do ano.
Não há um cronograma para a Boeing realizar as mudanças, disse Whitaker.
Ele também disse que a Boeing havia desenvolvido seis medidas pelas quais a companhia e a agência poderiam acompanhar o progresso da empresa. A FAA também manterá inspeções mais rigorosas na Boeing e na Spirit AeroSystems, um fornecedor que fabrica os corpos do jato 737 Max. A Boeing disse que planeja comprar a Spirit para ter mais controle sobre a qualidade das peças que ela produz para a empresa.
Boeing sob pressão
O plano de ação é o mais recente de uma série de medidas tomadas pela FAA para pressionar por melhorias de segurança em toda a Boeing. O órgão regulador limitou a produção mensal de jatos 737 Max da Boeing e auditou suas linhas de produção, além de estar investigando a conformidade da empresa com os padrões de segurança federais.
Whitaker disse que a FAA continuará a impor limites à Boeing até que a agência esteja satisfeita com o progresso da empresa. O órgão regulador e a Boeing ainda não discutiram o aumento do número de jatos Max que a Boeing pode produzir em um mês para além de 38, disse ele. A Boeing está fabricando os aviões bem abaixo dessa taxa, mas disse que espera acelerar a produção no segundo semestre do ano.
“Não aprovaremos aumentos de produção além do limite atual até que estejamos satisfeitos”, disse Whitaker durante a coletiva de imprensa. “Resumindo, continuaremos a garantir que todos os aviões que saem da linha de produção sejam seguros e confiáveis.”
O Departamento de Justiça também abriu uma investigação criminal sobre o episódio de 5 de janeiro. A investigação preliminar do National Transportation Safety Board sugeriu que o avião Max 9 pode ter saído da fábrica da Boeing em Renton, Washington, sem o painel aparafusado.
A Boeing também enfrenta possíveis repercussões legais de acidentes envolvendo seus aviões. O Departamento de Justiça disse este mês que a Boeing violou um acordo de 2021 firmado depois que dois acidentes com aviões 737 Max mataram centenas de pessoas em 2018 e 2019 e poderia ser processada por uma acusação criminal de conspiração para fraudar a FAA.
O Departamento de Justiça constatou que a Boeing não havia “projetado, implementado e aplicado” um programa de conformidade e ética que era uma condição do acordo. A empresa planeja contestar a determinação do departamento.
O acordo de 2021 foi criticado por ser muito brando com a Boeing e por ter sido firmado sem consultar as famílias das 346 pessoas mortas nos acidentes com o Max, que ocorreram na Indonésia e na Etiópia e levaram à paralisação da frota do 737 Max por 20 meses. Uma investigação determinou que ambos os acidentes envolveram o acionamento equivocado de um sistema de manobras projetado para ajudar a evitar estol em voo.