Nesta sexta-feira, 3, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, HTO, unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), promoveu o Dia D de Higienização das Mãos, em alusão ao 5 de Maio, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar que a correta higiene das mãos salva milhões de vidas.
Com o tema, “O Cuidador/Acompanhante como Protagonista do Cuidado”, a ação teve o objetivo de demonstrar como a correta higiene das mãos salva milhões de vidas. facilitador o enfermeiro Roque Costa, comm apoio logístico de Rodrigo Abreu (CCIH) e ainda contou com a colaboração do NEP e gerência de enfermagem, com a equipe multi, Daniele Dualibe, Ellen, Silvana, Priscila, Gorete, Maykon.
O público alvo foram os cuidadores e acompanhantes, que receberam orientações sobre a importância da lavagem das mãos e seus objetivos, tais como: remover sujidades, óleo, células descamativas, bactérias transitórias e parte das bactérias residentes de pele, bem como transmissão cruzada entre outros.
Uma das mensagens mais importantes da ação global é relacionada aos cinco momentos da higiene das mãos durante a prestação de cuidados a pacientes em serviços de saúde. Esses momentos são os seguintes: 1) antes de tocar o paciente; 2) antes da realização de procedimento limpo/asséptico; 3) após o risco de exposição a fluidos corporais; 4) após tocar o paciente; e 5) após tocar superfícies próximas ao paciente. Para isso, é necessário o fácil acesso aos produtos necessários, conforme estabelecido pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 42/2010, tal como preparação alcoólica para a higiene das mãos.
Cabe ressaltar que as ações de higiene das mãos previstas no programa de capacitação dos serviços de saúde representam um investimento inteligente, pois podem oferecer um retorno excepcional por cada valor e tempo investidos na atividade para a prevenção das Iras e da resistência microbiana (RM) aos antimicrobianos nos serviços de saúde.
Os cuidados limpos demonstram, ainda, respeito aos usuários desses serviços, protegendo a saúde de pacientes, familiares e acompanhantes, além dos profissionais de saúde.
“Então, converse com as pessoas da sua rede de contatos, amigos e familiares e faça parte dessa mobilização no mês de maio. Conheça as informações e compartilhe os materiais da campanha”, frisou Roque Costa.