O deputado estadual Juscelino Marreca (Patriota) apresentou Projeto de Lei para declarar o “São João da Thay” como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão. O PL buscava reconhecer a relevância cultural, social e turística do evento para o estado; proteger e valorizar essa manifestação cultural; promover a continuidade e ampliação das atividades culturais, sociais e turísticas e incentivar a preservação e disseminação das tradições culturais maranhenses.
No entanto, na sessão desta quarta-feira, 12, a matéria foi retirada de pauta pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Iracema Vale (PSB).
“Nós dialogamos com o propositor da ação, deputado Juscelino [Marreca] e existem critérios para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial. Realmente o São João da Thay não atende, apesar de ser um movimento muito importante para o estado, porque atrai investimentos, o povo gosta e dá visibilidade para o estado a nível nacional. A gente não quer desmerecer o São João da Thay […]. Porém, como não atende aos pré-requisitos necessários, e o deputado Juscelino retirou o projeto”, declarou a presidente.
Por não atender aos requisitos e critérios técnicos exigidos para enquadrar o evento como Patrimônio Imaterial do Maranhão, o PL foi retirado da pauta sem maiores contestações.