(foto/divulgação)
As doações recebidas serão encaminhadas às ONG’s e instituições gaúchas pelo Exército
Nesta segunda-feira (17/6), o Poder Judiciário do Maranhão entregou ao 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) as doações arrecadadas durante o mês de esforços concentrados da campanha “Justiça Solidária”, iniciativa de arrecadação de itens de vestimentas, cobertores e água mineral destinada às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Ao todo, foram arrecadados 4841 cobertores, toalhas de banho, vestimentas, calçados e bolsas; além de 947 litros de água mineral e 395 quilos de alimento, que serão encaminhados às ONG’s e instituições gaúchas pelo Exército.
Desde o mês de abril, temporais têm atingido a região sul e causado transbordamento de rios e bacias, além de deslizamentos de terra, atingindo cerca de 400 cidades, inclusive a capital, Porto Alegre, deixando milhares de pessoas desabrigadas.
Diante do cenário de calamidade pública, instituições de todo o Brasil têm se mobilizado em solidariedade ao povo gaúcho. No Maranhão, a Justiça estadual, por meio da campanha “Justiça Solidária”, impulsionada desde o início do mês de maio, reuniu esforços das comarcas do estado em benefício da causa.
Com o estímulo do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz de Almeida, por meio da Circular n. 65/2024, foram estabelecidos diversos pontos de coleta, sendo quatro em São Luís (Sede do TJMA, sede da Corregedoria, sede da ESMAM e Centro Administrativo do TJMA), além de fóruns e comarcas em todo o Estado.
“Nós não podemos parar por aqui, a campanha deve continuar ajudando as populações vítimas de desastres ambientais, podendo ser ampliada com nova edição voltada ao povo maranhense”, ressaltou o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho.