Arraial do Ipem chega ao 5º dia com muita cultura popular e geração de emprego e renda

O Arraial do Ipem chegou nesta terça-feira (18) ao seu quinto dia de festa na temporada 2024 do São João do Maranhão

Fonte: Com informações da assessoria
Diversidade cultura marcou a programação do Palco Principal nesta terça-feira no Arraial do Ipem. (Foto: Auê)

SÃO LUÍS – O Arraial do Ipem chegou nesta terça-feira (18) ao seu quinto dia de festa na temporada 2024 do São João do Maranhão com casa cheia e uma variedade cultural genuinamente maranhense. Um dos espaços mais tradicionais do São João em São Luís, o Arraial do Ipem segue movimentando a economia da cultura, beneficiando não apenas artistas e grupos folclóricos, mas uma grande cadeia em um processo que envolve empreendedores da iniciativa privada, poder público, trabalhadores e geração de emprego e renda.

No Ipem, todas as noites o público encontra uma grande diversidade de comidas e bebidas, com mais de 70 pontos de vendas, entre barracas, food trucks, food bikes, restaurantes, sorveteria, quiosques e uma Vila de Chopp. Este ano, os empreendimentos foram instalados no arraial com intermediação da Maranhão Parcerias (Mapa), empresa pública vinculada ao Governo do Estado.

Coube à Mapa coordenar a captação de patrocínios e investimentos, e a exploração econômica no espaço, com barracas e restaurantes, por exemplo. “Estamos no quinto dia do Arraial do Ipem. A Mapa buscou o setor privado para vir ao Arraial do Ipem, movimentar toda essa alegria, como é determinação do governador Carlos Brandão”, destaca Cassiano Pereira Júnior, presidente da Mapa.

A Mapa também atua no Arraial do Ipem com a gestão da montagem, operação e desmontagem de estruturas e equipamentos do arraial. Nessa terça-feira foram realizados os shows de Adriana Bosaipo, Ricardo Bondim e nas apresentações do Tambor de Crioula Unidos Venceremos, Quadrilha Flor de Vinagreira, Bumba Meu Boi da Lua, Pirilampo e o Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro que encantaram o público no Palco Principal. Já no Barracão do Forró, a festa ficou por conta dos grupos Forró do Mel e Forró da Ilha.

Para o presidente da Mapa, é importante fazer esse relacionamento com a iniciativa privada para potencializar a economia, gerando emprego e renda, nesse período tão importante como o São João. “Está sendo um grande sucesso esse quinto dia do arraial. As atrações estão belíssimas! O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, está de parabéns por evidenciar nossa cultura aqui nesse espaço. Os empreendedores estão vendendo bastante. É uma festa que traz alegria e movimenta a economia”, disse Cassiano Pereira Junior. ‎

O leque com atrações de peso atrai famílias e turistas, potenciais consumidores no restaurante de Rodrigo Tavares, um dos empresários que instalaram negócios no Arraial do Ipem.

Tavares conta que esse não é o primeiro ano de sua empresa na programação junina do Ipem, e que todos os anos o arraial é importante para aumentar a lucratividade do seu negócio, além de gerar novas oportunidades de emprego.

“É um período muito bom. Aqui é uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra e gerar mais emprego e renda. A equipe que trabalha aqui, todo o ano está com a gente. Eles trabalham só no período do São João e sempre já têm a expectativa de trabalhar com a gente”, sublinha o empresário.

Esse também é o sentimento da empresária Louise Holanda. Proprietária de uma barraca, ela observa que a movimentação econômica envolve e beneficia vários atores em uma mesma festa. “Um evento desse é muito importante porque gera muita renda, a gente coloca a galera para trabalhar, contratamos fornecedores.. Isso é a economia movimentando”, avalia.

A festa no Arraial do Ipem é uma oportunidade financeira para pessoas como Igor Pereira, que é garçom e aproveita a festa para fazer renda extra. Igor lembra que o espaço anualmente oferece oportunidade de emprego para muitas pessoas, sempre apresentando o melhor do São João do Maranhão.

“Está ótimo! Ao mesmo tempo que a gente vem ganhar o nosso dinheiro, a gente pode prestigiar também o nosso São João, que é maravilhoso. Isso aqui abre as portas para várias pessoas, muita oportunidade de emprego aqui, tanto diretos quanto indiretos”, afirma.

Arraial da Cidade Operária

A festança junina também tomou conta do Arraial da Cidade Operária nesta terça-feira. Lá a programação contou com o Tambor de Crioula Maracrioula, Quadrilha Paraíso do Sertão, Dança Portuguesa Império de Bragança, Boi Brilho da União, Boi da Lua e Cacuriá do Jhon.

A alegria da tradição junina mobiliza a comunidade do bairro Cidade Operária e região, fortalecendo a paixão dos maranhenses pelo São João, como é o caso da Maria Silva, que há 15 anos se apresenta com o Boi da Lua. “Sou índia guerreira. Eu fico muito feliz nesse momento, um dos períodos que eu mais gosto. Eu amo o São João. Fazer parte disso para mim é tudo”, conta.

A festa também é celebrada pela comerciante Maria Isabel, proprietária de uma barraca no Arraial da Cidade Operária. Com as vendas da barraca junina, ela aumenta o orçamento familiar. “Me sinto muito alegre. É muito importante poder participar e ganhar uma renda extra. As pessoas gostam muito, é comida típica. Todos os anos tenho o mesmo cliente, que sempre volta porque acha o tempero bom”, relata.

Acesse o app São João do Maranhão 2024 – disponível para os sistemas operacionais Android e IOS e confira a programação completa do evento. Mais informações, imagens e vídeos sobre o Maior São João do Mundo podem ser conferidos no site cultura.ma.gov.br e nas redes sociais da Secma e do Governo do Maranhão.

Fechar